<$BlogRSDUrl$>

sábado, janeiro 09, 2010

A difícil arte de perdoar


Ultimamente o que mais tenho ouvido é que devo perdoar. Uma pessoa ou uma situação, eu preciso perdoar. Às vezes acho isso impossível, acho mesmo que nunca vou conseguir. O tempo passou mas a cicatriz está lá, profunda e visível, para que eu nunca esqueça o que aconteceu.

Eu não fico mais remoendo o que passou, mas volta e meia alguém pergunta, alguém questiona, e a história se faz presente. O tempo passa e eu ainda preciso explicar e narrar fatos dolorosos que eu gostaria de nunca ter vivido. Mas vivi e era eu mesma, não era outra pessoa. Era eu quem estava lá, sangrando e chorando, vivendo dias de tormentos infinitos.

O tempo passa, pessoas vão e vem na minha vida, e a história não morre. Sempre há alguém para reacender tudo, para colocar o foco num momento da minha vida que eu gostaria de esquecer. Gostaria de voltar no tempo e não ter passado por aquilo, mas talvez viver tanta dor fosse necessário para me tornar a pessoa que sou hoje.

Já deixei de ser amarga, o medo ainda me ronda, mas o desejo de que este pesadelo nunca mais ronde a minha vida permanece. O perdão, porém, esse é mais difícil. Eu não perdôo a situação, não perdôo a pessoa, não perdôo nada nem ninguém.

Eu não era merecedora de tanta dor, mas talvez fosse e não sei. A questão é que não consigo perdoar, não consigo ir adiante porque a revolta e o desprezo por tudo que passei permanecem muito vivos.

Dizem que o tempo cura tudo, mas no meu caso ele não curou absolutamente nada. A dor permanece no meu coração; as lágrimas ainda caem dos meus olhos; e a certeza de quem tudo que vivi era uma ilusão idiota só me fazer crer que o amor realmente não existe. Só o ódio move o mundo.

Quem sabe um dia eu perdoe o mundo por ter zombado de mim. Hoje eu não estou a fim de perdoar ninguém.


Janaina Pereira

Comentários
Eu acredito sinceramente que vc ainda vai mudar de opinião. Tanto do perdão quanto do amor.
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?