<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, outubro 25, 2007

Alguma coisa está fora de ordem


Outro dia a Rosângela – minha ex-professora de Antropologia e atual professora
de Jornalismo Social e Comunitário – falou que as pessoas não sabem usar
vírgulas. Então, para quem são usa a vírgula no lugar certo, ela aconselhou
encurtar as frases.

Concordo com ela. Tenho verdadeiro horror quando vejo textos – em matérias da
faculdade, em blogs e outros lugares por aí – repletos de vírgulas fora de
ordem. Mas o que mais me irrita é a vírgula entre o sujeito e o verbo. Eu
morro um pouco quando vejo isso.

Que muita gente quer ser jornalista e não sabe escrever, isso é fato. Pior é
que o mercado aceita, e eu nem vou entrar nesse mérito. Assim como existem
muitos redatores publicitários que não sabem escrever – mas têm idéias
geniais para anúncios criativos – existem outros tantos jornalistas que não
conseguem soletrar o próprio nome. Já vi cada coisa tão absurda que não vou
perder meu tempo comentando, mas vírgula entre o sujeito e o verbo é o fim da
picada.

“João, é o garoto mais legal da rua.”

“Hamilton, jogou a corrida fora.”

“Eu, adoro beijar meu namorado.”

“Peguei, o metrô lotado.”

“A velhinha, morreu de ataque cardíaco.”


Ai, fala sério. Poupe-me desses assassinatos diários da língua portuguesa. Vai
comprar um livro com regrinhas básicas urgente. Pelo amor de Deus, parem de
colocar a vírgula onde não deve.

Sujeito e verbo não se separam nunca.

Não sabe o que é sujeito?

Desconhece o que é verbo?

Pois é. E no final eu ainda pago a faculdade para aturar isso.


Janaina Pereira

Comentários
É maktub mesmo escrito em seu lindo bracinho?
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?