<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, setembro 22, 2023

Obrigada, Walewska


Esta semana tive uma crise de ansiedade horrorosa. Foi difícil, mas consegui sair (mais uma vez) do fundo daquele poço sem fim. Aí ontem, quando vi a notícia da morte da campeão olímpica Walewska, fiquei chocada, como todo mundo, mas não acreditei nos boatos. Logo pensei 'isso não é possível porque ela estava tão feliz!!!"

Pois é. A felicidade aparente. Aquele sorrisão que enche as fotos. O colorido que salta aos olhos. A felicidade estampada na cara. Todo mundo é feliz nas redes sociais. Nas aparências. Nas imagens posadas. Mas só a própria pessoa sabe que, por dentro, está sangrando lentamente. Tem dor na alma. Tem cansaço da vida.

Eu lamento muito a morte precoce desta mulher extraordinária e jogadora de vôlei incrível, que fez parte da mais vitoriosa geração do vôlei feminino brasileiro. Pura elegância, dentro e fora das quadras. E que triste saber que sua partida pode realmente ter acontecido de maneira tão solitária e dolorosa.

A depressão é sempre associada à tristeza. "Aquela pessoa baixo astral que só reclama da vida, que só fala de doença, que só pensa em coisas ruins". Eu mesma já ouvi coisas como 'cuidado, você vai ter um câncer, só reclama da vida!" Então eis que o mundo agora descobriu que é possível ser feliz e deprimido ao mesmo tempo. Pois é, porque a depressão também existe em quem estampa lindos sorrisos nas redes sociais. Justamente para não ser rotulada como 'a chata deprê', criou-se a imagem de pessoas felizes que, no silêncio de seus pensamentos, estão repletas de angústia.

Jamais alguém vai ser capaz de entrar no coração e na mente do outro para saber quais fantasmas habitam ali. Mas o pior nisso tudo é a pessoa não poder mais expor insatisfação porque ela é taxada de 'chata'. Afinal, é melhor viver de aparência nas redes sociais e fingir a felicidade eterna.

A morte da Walewska é só um indício de que sorrisos e conquistas não são sinônimos de felicidade plena. E que empatia não é apenas uma palavra bonitinha para engajar nas redes.

Força para a família, amigos e fãs de Walewska. E para Wal, muito obrigada por ter colocado o vôlei feminino no topo. E muita luz em sua passagem.

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?