<$BlogRSDUrl$>

domingo, dezembro 04, 2022

 O Rei


Meses depois da Copa de 2018, estive em Londres pela primeira vez. No meu roteiro turístico, havia uma visita muito importante: ir a Wembley. Dos meus estádios de futebol preferidos pelo mundo, só faltava ele - ir a estádio de futebol sempre fez parte do meu roteiro de viagens. No passeio, o guia perguntou se tinha algum brasileiro. Eu era a única. Aí ele falou: "Sempre temos pelo menos um brasileiro nas visitas a Wembley", e contou que o estádio foi inaugurado em 1923 e, décadas depois, seria reformado para a Copa de 1966. Ele disse exatamente assim: "Fizemos a reforma em Wembley para receber o Rei do Futebol, Pelé." Apesar das minhas ressalvas a pessoa Edson Arantes do Nascimento, quero deixar registrado que, naquele dia, eu senti muito orgulho de ser brasileira. O olhar de admiração e respeito que o guia - e os turistas que faziam o tour comigo - tiveram por eu ter nascido 'no país do Pelé", nunca vi igual. Não vi Pelé jogar, nem em reprise. Vi alguns lances que passam aqui e ali. Como botafoguense, acho que Garrincha foi melhor que ele. Vi Zidane, Ronaldo e Messi jogar. E tenho sim ranço de algumas atitudes do Pelé. Talvez, por tudo isso, nunca valorizei muito o Rei. Mas, naquele dia em Wembley, eu finalmente entendi o seu significado. Pelé, o Rei do Futebol. Sempre e para sempre. 


Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?