<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, dezembro 13, 2022

 Messi


Em todas as vezes que fui à Argentina, percebia que o povo lá - especialmente na capital - não curtia muito o Messi. Então, certa vez, perguntei a um senhor argentino o porquê disso. E ele respondeu que "Messi era muito europeu, não tinha a raça argentina". O senhorzinho também me explicou que Messi só era querido em Rosário, sua cidade Natal. Eu, que já era muito fã de Messi, fiquei chocada. Como aquele povo podia virar as costas para um jogador tão incrível?

Visitei muitos estádios de futebol mundo afora e em todos os lugares Messi era reverenciado. Na minha cabeça eu só pensava: o cara já podia ser campeão do mundo se tivesse se naturalizado espanhol, mas ele preferiu seguir como jogador da Argentina e, ainda assim, seu país não o reconhece.

Eu vivi para ver os argentinos, finalmente, dando ao Messi o valor que ele merece. Querer compará-lo ao Maradona é injusto e desnecessário. Messi tá jogando o fino, aos 35 anos, feliz, realizado e sendo literalmente abraçado pela torcida e pelos seus companheiros na seleção.

O futebol tem seus mistérios, nem sempre o melhor vence e não ganhar a Copa não tornará o Messi inferior a ninguém. Mas estou escrevendo antes da final da Copa do Catar porque, para mim, pouco importa se ele será ou não campeão. Sim, torço pro Messi muito mais do que pela Argentina, mas continuarei sendo sua fã independente do resultado. Porque, apesar de tudo e de todos, de ser chamado de ET, frio, esquisito e tudo mais, Messi sempre manteve sua humildade e aquele jeito de que 'o mundo pode se acabar que vou driblar, fazer gols, dar assistências e continuar jogando como se não houvesse amanhã'.

Messi é o maior jogador de futebol que eu vi jogar - e eu vi Ronaldo e Zidane, sempre gosto de frisar isso. E só tenho a agradecer por ter ido naquele jogo da Copa América em 2019, onde o vi ao vivo, para levar esse momento para sempre.

Obrigada por tudo, Messi. E boa sorte neste domingo. 



Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?