<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, maio 01, 2019

25 anos


Era mais uma manhã de domingo com corrida de Fórmula 1. Mas não era uma manhã qualquer. Em desvantagem logo no começo do campeonato de 1994, ele precisava pontuar no GP de San Marino. Ele é Ayrton (Senna, mas eu só o chamava de Ayrton, como se tivesse alguma intimidade com ele; na verdade tinha, ele era meu ídolo).

Na véspera, depois de mais de uma década sem acidentes fatais, o piloto austríaco Roland Ratzenberger falecera após um acidente do treino. O clima estava pesadíssimo: especulava-se que a corrida devia ser cancelada mas, por causa dos patrocinadores, foi mantida. Ah, o dinheiro sempre falando em primeiro lugar.

Ayrton estava na pole - com o sempre - e liderava as primeiras voltas quando, de repente, bateu. "Bateu! Bateu Ayrton Senna!", gritou Galvão Bueno. Eu gritei "Ayrton bateu" e minha mãe, que estava na cozinha preparando o almoço, veio ver. "Foi feio", disse ela. Fiquei esperando ele sair do carro. Mas ele não saiu. A cabeça tombou e a partir dali foram horas de desespero até a notícia trágica.

Eu lembro daquele 1 de maio como se fosse hoje. E hoje são 25 anos de ausência. Sinto saudades. Sinto falta das corridas e do cara perfeccionista, cheio de energia e força, que achava que vencer era o mais importante e todo o resto era consequência disso. Ayrton foi minha inspiração de adolescente, o cara que me fazia acreditar que sonhos eram possíveis.

Fico triste quando vejo alguém falando que ele era chato, só porque ele não dava muita abertura para falarem de sua vida pessoal e, sim, priorizava a vida profissional. Hoje, como jornalista, fico pensando como seria entrevistá-lo, mas naquela época isso nem era um sonho; eu só queria vê-lo ao vivo em uma corrida.

Ainda guardo meu boné do patrocinador dele; as camisetas do fã clube e todas as fitas de vídeo das corridas até a fatal em 1994. Guardo as lembranças de manhãs de domingo extremamente felizes. E guardo o amor, o carinho e o respeito pelo cara que me inspirou e me inspira até hoje.

Obrigada, Ayrton. Você mora no meu coração. Saudades.

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?