<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, novembro 30, 2016

O Carma Coletivo


O acidente de avião que matou 71 pessoas na Colômbia, foi mais do que uma tragédia para o esporte e o mundo. A morte prematura do time da Chapecoense, dos tripulantes, comissão técnica, representantes do clube e jornalistas que estavam no voo, representam um carma coletivo que o mundo atravessa faz algum tempo.

Cada vez mais individualista, o ser humano não se importa muito com o outro. Se o outro está bem ou não, se precisa de ajuda ou apoio, se está feliz ou triste, isso hoje em dia é irrelevante. É cada um por si, em busca de sua glória individual, em sua ambição desmedida. Talvez por isso uma tragédia comova tanto: é quando o ser humano percebe que a morte faz parte do roteiro de todos nós e ela vai chegar mais cedo ou mais tarde.

Não saber quando vamos morrer deveria ser um ponto importante de nossas vidas. Deveria nos dar aquela coragem para mudar o rumo, ter boas atitudes, praticar o bem, sermos a cada dia pessoas melhores. Mas não. O mundo consumista e individualista faz com que a morte seja só uma palavra no vocabulário, afinal, o ser humano se acha invencível e não pensa que amanhã tudo pode acabar assim, rapidamente, sem maiores explicações.

Não importa sua religião ou fé, mas eu acredito na Força Maior que comanda tudo. Ele é quem sabe. E Ele coloca nas nossas mãos decisões que podem mudar nossas vidas - cabe a cada um pensar e refletir sobre o que fazer com elas. Morremos todos os dias. Cada dia é um dia a menos. E isso deveria ser fundamental para nos tornarmos mais fortes diante dos infortúnios; corajosos diante dos medos; audaciosos diante das dúvidas; corretos diante das mentiras.

Temos prazo de validade. A morte vai chegar para todos e isso é inevitável. O maior jogo, o  da vida, não está em nossas mãos. Há uma força que comanda tudo, que decide, que sabe o melhor, ainda que, no momento, a gente ache que é o pior. O carma coletivo existe para refletirmos sobre nossa própria existência. O que somos hoje como seres humanos? O que fazemos em nosso dia a dia? Agimos de forma correta somente com quem amamos e ignoramos aqueles que realmente precisam de ajuda? Afinal, hoje eu sou melhor do que ontem?

O mundo grita por ajuda, e em cada lágrima que cai, fica a dor insuportável de que não vamos nunca ter a situação sob controle. Então vamos respeitar o sofrimento alheio; vamos olhar o outro com mais generosidade, vamos ser gratos pelo que temos e cobiçar bem menos o que o outro tem.

A vida é curta demais para desperdiçar com egoísmo. E o carma coletivo continua existindo, desde sempre, transformados em guerras, acidentes e tragédias porque o homem, infelizmente, nunca aprende que ele não pode e não é um só. Somos frutos de um todo, e se o todo não melhorar, não conseguiremos evoluir.

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?