<$BlogRSDUrl$>

domingo, outubro 30, 2016

O Estado das Coisas


O Rio de Janeiro continua lindo e continua sendo: provinciano, conservador, antiquado e hipócrita. Em sua quinta tentativa, Crivella conseguiu a prefeitura. Surpresa? Claro que não. O Rio é uma cidade conservadora, e não só politicamente falando. Essa imagem de liberal - que muita gente confunde com libertinagem, mas isso já é outra história - só existe para estrangeiro (e turista brasileiro) ver.

À parte das questões religiosas, é meio óbvio que vivemos um momento de conservadorismo no mundo, senão um cara como Donald Trump nem seria candidato à presidência dos EUA.. Só que o Rio sempre foi conservador, mas com aquela imagem de 'cidade moderninha' que jamais existe em seu dia a dia. Quem é carioca sabe disso - e eu posso falar muito mais facilmente porque sou a carioca que foi renegada pelos conterrâneos, afinal, perdi o sotaque então perdi o direito de reclamar da minha cidade.

Vou sempre desejar o melhor para o Rio, onde nasci e vivi a maior parte da minha vida, mas foi justamente a sua falta de perspectiva que me fez sair de lá. Não dá pra viver numa cidade que ainda acha que é a capital do país, e se comporta como tal.

São Paulo tem defeitos, o mundo tem defeitos, e vai ser complicado achar um lugar que não seja conservador nesse momento. Seguirei tentando. Mas o Rio e suas hipocrisia, sua liberdade disfarçada de retrocesso, definitivamente, não dá.

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?