<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, maio 08, 2014

Racismo




Achei sensacional a atitude do Daniel Alves com a banana que jogaram para ele. Interessante como as pessoas apoiaram, e agora todo mundo diz que é macaco. Mas na hora de procurar emprego, somos todos macacos? De conseguir promoção, de flertar, de viajar, de escrever sua cor em algum documento, todo mundo é macaco também? Duvido. 

O reflexo de tudo isso é que já estão vendendo camisetas sobre o assunto. Observo sempre - especialmente nas viagens internacionais - que não existem negros nas salas de imprensa mundo afora. Eu sou 'exótica' para os padrões internacionais. As pessoas já esperam que saia do avião sambando, afinal, sou negra e brasileira. Mas, na minha certidão de nascimento, eu sou branca. "Adoro a cor da sua pele", é a cantada mais barata e ridícula que já ouvi (algumas vezes por sinal). 

As pessoas só precisam entender que, no final da história, brancos e negros, homens e mulheres, heterossexuais e homossexuais, judeus e católicos, vamos todos para o mesmo buraco. O fim é certo, a maneira como se vai chegar a ele é o que define você nesta vida. O que falta ao mundo não é sair por aí dizendo que é macaco - quando, no seu dia a dia, não é e nunca vai ser. Só precisamos de tolerância, minha gente. Só isso. Aceitar que todos somos diferentes, até os irmãos gêmeos têm suas diferenças.

Não acredito que o mundo vá mudar em relação ao racismo ou qualquer outro tipo de preconceito. Mas sempre vale a tentativa, e sempre terei a esperança de que o ser humano terá um pouco mais de tolerância com o próximo.

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?