<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, março 31, 2014

Assédio


Confesso que ainda estou bastante horrorizada com a pesquisa do Ipea em que 65% dos brasileiros afirma que uma mulher, ao usar roupa curta, merece ser molestada. E que, se as mulheres soubessem se comportar, não haveria tantos estupros. Pior é que a maioria que respondeu a tal pesquisa é formada por mulheres - comprovando que o machismo da nossa sociedade vem do feminino, e não só do masculino.

Então eu quero me manifestar publicamente sobre isso. Para começar, nunca, jamais, uma mulher será culpada por um estupro. Não interessa a roupa que ela veste, estupro é crime, e o homem que comete tem que ser punido. Se a mulher é casada e não quer fazer sexo com o marido e o cara insiste, isso é estupro. Não é não, não não é talvez. Portanto quando diz não, a mulher está usando o seu direito de não querer a relação. Se o homem não respeita, e avança o sinal, ele deve ser punido por tal violência.

Outra coisa: o fato da mulher ser simpática não quer dizer que ela está dando mole. Eu detesto quando um cara que não conheço fica colocando a mão em mim. Detesto homem que, ao cumprimentar, coloca a mão na minha cintura. Ou se está falando comigo alisa o meu braço, tenta passar a mão boba na minha perna, fica encostando. Isso se chama assédio, e eu não sou obrigada a aturar.

Já sofri assédio no trabalho, e fui obrigada a engolir e resolver de forma diplomática. Em meu primeiro emprego, quando eu tinha só 19 anos, eu era tão assediada que levei o caso ao diretor da agência de publicidade - que resolveu a questão ao afastar o diretor de arte de trabalhar perto de mim.

Se eu uso saia, vestido, decote, é problema meu, não dou o direito de homem nenhum encostar em mim por causa disso. Se eu sou legal, simpática e atenciosa é porque sou educada - e isso não dá direito aos homens de se aproveitarem para tentar passar a mão na minha perna.

Eu não sou o tipo de mulher que fica calada diante do assédio - já briguei em ônibus e metrô por causa de homens que ficam 'encoxando', e vou gritar todas as vezes que isso acontecer. O que me incomoda é o cara que aparentemente está no mesmo meio social que você fazer isso com a cara mais natural do mundo, como se isso fosse ser legal.

Conversa comigo mas não encosta em mim. Porque se eu estiver interessada em algum homem eu vou deixar isso claro, eu vou demonstrar, eu vou até chamá-lo para sair - atitude tão reprovada pelo mundo machista, afinal, mulher que dá em cima do cara é puta.

Esse mundo escroto, que permite que um homem pegue mil mulheres mas impede da mulher convidar o cara para um chopp - porque se ela faz isso é vagabunda. Ao mesmo tempo, a mulher deve ouvir calada os gracejos, as bobagens, o assédio. Não, não mesmo! Tem que falar, tem que denunciar.

Então este é um recado para todos os homens, os que conheço e os que nunca vi na vida: simpatia não é quase amor, educação não é dar mole, encoxamento não é legal, passar a mão muito menos ainda. Lembrem-se que vocês nasceram de mulheres, têm avós, mães, tias, sobrinhas, filhas, namoradas, esposas - e não gostariam que elas passassem por isso.

Eu não mereço ser assediada porque uso vestido ou roupa curta. Eu não mereço ser assediada porque convido um cara para sair. Eu não mereço ser adiada porque nasci mulher.

Respeito! É tudo que quero e é por isso que vou lutar sempre.

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?