<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, fevereiro 04, 2013

12 anos depois

Hoje completa 12 anos que sai do Rio de Janeiro para vir morar em São Paulo. Tanta coisa mudou, pessoas que eram tão presentes em minha vida hoje apenas fazem parte da minha história... muitos se foram, outros chegaram, alguns permaneceram.

Ao longo desses anos, amizades foram fortalecidas e meu olhar para a vida mudou. Percebo cada vez mais o quanto o Rio é provinciano e as pessoas lá dificilmente mudam suas perspectivas sobre o mundo. É aquilo mesmo e pronto. Fico imaginando o que seria de mim se ainda morasse lá... e, sinceramente, não gosto de pensar muito nisso porque certamente não teria vivido metade das experiências que tive.

São Paulo é uma cidade com milhares de defeitos, como toda cidade grande, mas tem uma qualidade: te obriga a crescer. Aqui você é ou não é, não tem meio termo. Quem vem de fora é obrigado a conquistar um espaço, a ter postura, a mostrar para todos que tem capacidade para sobreviver aqui. Não é fácil, mas te dá uma bagagem de vida que permite suportar qualquer coisa.

Uma das coisas que mais me irrita no Rio é que lá eu virei paulista. Eu fico realmente chateada quando as pessoas me dão as costas porque eu 'abandonei' a cidade. Em São Paulo, no entanto, eu sempre serei carioca. E se no começo isso era um defeito, o tempo fez com que se tornasse uma qualidade. As pessoas veem com bons olhos o fato de eu nunca ter abandonado as minhas raízes, o meu sotaque, o meu jeito de ser. Lógico que eu falo gírias paulistanas, e daí? Eu convivo com eles. Mas eu nunca perdi minha essência, que é carioca, e me orgulho muito disso.

Eu agradeço a São Paulo por ter feito de mim uma pessoa melhor, uma profissional ainda mais capacitada e uma mulher que sabe de onde veio e para onde vai. Agradeço, especialmente, a todos que cruzaram o meu caminho, porque de uma forma ou de outra ajudaram a me tornar quem sou hoje.

Não mudaria minha vida em absolutamente nada: se eu pudesse voltar atrás, eu faria exatamente o que fiz, pegaria minha mala com meia dúzia de roupas, meu portfólio, embarcaria num ônibus na rodoviária Novo Rio só com passagem de ida e não olharia para trás. Foi isso que fez minha vida mudar, porque eu tive a coragem de sair da minha casa, do meu conforto, da vida segura e acomodada que eu tinha para abrir as portas do mundo com as minhas próprias mãos.

O Rio é lindo, é a minha casa, a cidade que eu amo e tenho um orgulho danado de ser carioca. E mesmo São Paulo tendo me recebido tão mal, tendo me feito chorar e sofrer por muto tempo, foi aqui que as coisas finalmente aconteceram e eu me tornei a pessoa que sou hoje. Dona do meu nariz arrebitado, ciente do espaço que tenho, dos amigos que conquistei, das flores que plantei e que hoje vejo florescer com tanta suavidade.

Sinto muito se eu não sou mais uma carioca da gema, mas meu coração sempre será carioca, meu tom de pele, meu sotaque, minhas roupas coloridas e esse meu jeito sincero e estúpido de ser. É isso, é exatamente isso, é essa coisa tão diferente do que os paulistas/paulistanos estão acostumado que me fez crescer e mostrar para todo mundo que você pode sim evoluir sem perder o caráter, os ideais e a visão naquilo que acredita.

Nunca imaginei que ficaria aqui tanto tempo... e hoje não consigo imaginar minha vida sem o agito de Gotham - como chamo carinhosamente Sampa - essa cidade cinzenta, de pessoas afobadas, de uma vida corrida, de uma solidão que dói, mas onde eu tenho trabalho, reconhecimento e respeito. E isso faz toda a diferença quando você sabe que, infelizmente, não é a praia e a brisa que vão te sustentar.

Era um risco vir para São Paulo sem trabalho, sem amigos, sem nada. Para alguns eu posso ser um fracasso porque não tenho carro, não tenho apartamento, não casei, não tive filhos e não conquistei todos os bens materiais que eu deveria ter. Para piorar as pessoas não entendem o que é ser 'freelancer' e também acham que eu não tenho emprego. Eu sinto pena de quem só enxerga a vida por esse lado, porque eu vejo todas as minhas conquistas, que foram muitas, e que só foram possíveis porque moro em São Paulo. E não trocaria todos os trabalhos que fiz e todos os lugares que conheci por nenhuma dessas 'conquistas materiais' que as pessoas fazem tanta questão de ter. Se você é aquilo que você tem, eu só lamento.


Ainda é difícil morar em São Paulo e sempre vai ser. Ainda me sinto sozinha, ainda choro, ainda sinto saudades, ainda fico sem paciência quando o mundo parece que vai desmoronar aos meus pés. Aí penso em tudo que conquistei, os lugares que conheci, os trabalhos que fiz, e tenho consciência que tudo isso só foi possível porque eu escolhi morar aqui. Eu escolhi, e fazer escolhas na vida é muito difícil. Mas acho bem pior não fazer, viver a mesma vida pacata e ainda apontar defeito na vida dos outros sem nunca ter se arriscado.


Então se passaram 12 anos e eu só posso agradecer. Obrigada ao Rio, minha cidade amada. Obrigada São Paulo, minha cidade querida.





Comentários
Que bonito ler seu texto, Jana! Fico emocionada quando vejo pessoas tão conscientes de seu caminho e suas escolhas.
Beijos :-)
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?