<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, novembro 28, 2012

Jornalismo x Publicidade


Não sou apaixonada pelo jornalismo. Apaixonada eu era por publicidade, profissão que eu vivi, respirei e me dediquei exclusivamente por 12 anos. Publicidade era sim uma paixão arrebatadora, eu gostava de verdade, até que um dia o amor caiu na rotina e eu acabei o casamento. Hoje vivemos uma relação boa, com uma convivência pacífica, sem grandes provas de amor, mas de respeito mútuo.

Já o jornalismo... bem, entrou na minha vida por mero acaso. Uma matéria aqui, outr acolá, quando vi já trabalhava em redação e logo enxerguei os mesmos defeitos que me desencataram da publicidade. Antes de acabar mais um casamento, quis o destino nos colocar morando em casas separadas, e hoje temos uma convivência perfeita - eu aqui em homeoffice, as redações lá, cada uma em seu lugar, e de vez em quando a gente se encontra.

Claro que jornalismo para mim tem muito do meu idealismo. Essa ilusão que eu tenho - sim, ainda tenho - de que palavras e ideias podem mudar o mundo. Com ele - e por ele - já fiz tanta coisa inacreditável, conheci pessoas incríveis e estive em lugares em que nunca imaginei estar. Então o jornalismo me fez maior e melhor, e por isso eu gosto tanto dele.

Mas não acho que tenho aquele amor cego que eu tinha por publicidade; hoje vivo esse amor maduro, que respeita limites. Gosto dele, e ele de mim, mas não precisamos ficar grudados o tempo todo. É o casamento ideal, cada um respeitando o espaço do outro, sem atropelos. Eu sei que tem uns dias difíceis, ele exigindo demais de mim, me sufocando com tantas cobranças, mas no fim tem sempre uma recompensa - muitas vezes nem é financeira, é de satisfação mesmo, de fazer algo bem feito, algo que eu goste de verdade.

Por isso meu casamento com o jornalismo tem dado certo. É, a que ponto cheguei, casei com o trabalho... de novo.

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?