<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, julho 11, 2012

Amizade



O que é amizade para você? Acho que as pessoas estão com o conceito de amizade deturpado. Você conhece alguém hoje e amanhã já considera 'amigo', conta sua vida, seus problemas, seus planos... confesso, fico assustada quando alguém gruda em mim da noite para o dia e me faz de confidente. Porque sempre achei que amizade se constrói com o tempo, mas parece que hoje em dia, ele, o tempo, anda passando tão rápido que as pessoas têm essa necessidade de serem amigas umas das outras muito depressa.

O que mais me incomoda é quando alguém diz: 'ah, você precisa disso? Então vou falar com o fulano, que é meu amigo, e vai ajudar.' Na maioria dos casos, esse tipo de amizade que rende alguma ajuda é pura ilusão: isso se chama contato. As pessoas acham que os outros são seus amigos, mas na real são apenas conhecidos que podem ser bons contatos.

Parece que em cada fase da vida a gente tem um grande amigo. Em minha longa lista de amigos do Facebook, alguns foram meus melhores amigos de verdade. Em determinado momento da minha vida, algumas pessoas eram extremamente presente; a gente se falava todo dia, trocava ideias e conselhos, sabia tudo da vida do outro. Hoje, essas mesmas pessoas não passam de contatos da minha lista do Facebook. Não me ligam, não mandam emails, não perguntam se estou viva; e eu, que sempre fui a pessoa que procura, que pergunta, que dá conselhos e se faz presente, cansei de doar e não receber nenhuma atenção em troca, e acabei deixando a amizade esfriar.

Ai alguém vai dizer: 'ah, mas as pessoas casam, têm filhos, mudam de cidade, de emprego, têm problemas, são ocupadas' e eu respondo: todo mundo tem tempo de dizer no Facebook o que está fazendo/pensando. Portanto essa desculpa de que não tem tempo para tentar saber como está um amigo, para mim, é desculpa esfarrapada.

Eu já ajudei muita gente nessa vida. Perdi as contas de quantos se lamentaram no meu ouvido, choraram no meu ombro, me procuraram para contar suas dores e tristezas. Já perdi as contas de quantas pessoas confiaram seus segredos e loucuras para mim, e eu pacientemente ouvi a todos, evitando sempre dar conselhos, porque como dizia minha avó, conselho se fosse bom não se dava, vendia.

Essas mesmas pessoas que um dia eu achei que eram minhas amigas já me deram as costas, me difamaram, me caluniaram ou simplesmente me trocaram por amizades mais vantajosas. E para cada amigo que eu estendi a mão e depois me magoou, para todos eles eu só lamento o péssimo entendimento que essa pessoa faz do que é amizade.

Também tem o caso daquele que, do nada, surge de novo em sua vida. Ou é para pedir favor ou é porque você sumiu e a pessoa viu no Facebook que você está supostamente bem e ai resolveu te procurar. Pessoas que surgem do nada sempre me causam temor, pois amigo que é amigo está sempre por perto.

Desconfio sempre de quem me chama de 'amigaaaaa' a toda instante. São essas pessoas as que menos cultivam amizade, porque acham que todo mundo é amigo. Aliás, sou da teoria que, aquele que é amigo de todo mundo não é amigo de ninguém.

O que mais me surpreende é que ainda existem pessoas que mandam mensagens, emails ou ligam só para saber como estou. "Você sumiu", "Pensei muito em você ontem", "Sonhei com você". Puxa, isso ainda me emociona. Fico realmente feliz quando alguém está preocupado com a minha pessoa e não com o que estou fazendo.

Ainda que a palavra amigo esteja deturpada, e que a amizade tenha virado objeto de troca - sou seu amigo porque você fez um favor para mim, nossa, como isso é comum hoje em dia - é possível ter meia dúzia de pessoas em quem se possa confiar. São aqueles que o tempo passa mas a gente está sempre se falando, nos momentos bons e nos ruins. Para esse grupo seleto, eu digo que minha amizade é eterna. Aos demais, é uma pena que a vida tenha nos separado, mas lembre-se que um dia, quando você precisou, eu estava lá.

E quando eu precisei, onde você estava?

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?