<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, fevereiro 14, 2012

O mundo não fala inglês



É um erro grotesco achar que o mundo fala inglês. Se você quer falar inglês, vá a países cujas línguas nativas são o inglês, como os EUA e a Inglaterra. Mas, pior do que a maioria achar que o mundo fala inglês, é quando as pessoas ficam chocadas com quem não fala. Acho perfeitamente normal os alemães falarem alemão, os holandeses falarem holandês, os italianos falarem italiano e os espanhóis falarem espanhol. Por que deveria ser diferente?

Sempre gostei da Itália e da Espanha porque, além da cultura, a facilidade da língua me agrada. Estar em Berlim, fora do Festival de Cinema, é uma experiência assustadora, já que as pessoas não falam inglês e a comunicação é complicada. Mas, ao contrário dos franceses, os alemães tentam se comunicar, são educados e procuram ajudar, mesmo que por mímicas e sinais.

A comunicação primata, que a princípio parece ridícula, acabou me mostrando que eu consigo ter muito mais jogo de cintura do que poderia imaginar. Foram vários momentos difíceis, mas em nenhum deles eu me desesperei. O que ficou para mim dessa experiência é que, por questão de educação, é bom saber minimamente o idioma local. Se esforce. Tente pelo menos dar 'bom dia' e 'obrigado' na língua do país em que você está.

Os estrangeiros aprendem o português - que não é um idioma fácil - por que a gente não pode aprender a língua deles? Além de educação, é uma questão de simpatia. E ser simpático e educado na terra dos outros já é meio caminho andado para não ficar - literalmente - perdido.


Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?