<$BlogRSDUrl$>

sábado, novembro 26, 2011

Excesso de conteúdo


Outro dia, ouvindo de uma menina de 20 e poucos anos sobre seus problemas na faculdade, fiquei com saudades da época em que meus problemas eram apenas o colégio. Hoje os problemas são maiores, sempre envolvem dinheiro - e a falta dele - e os aborrecimentos pequenos do dia-a-dia.

Não é fácil sustentar uma casa. Por mais que o Brasil tenha melhorado economicamente, ainda falta muito para o País me tornar uma pessoal feliz. Porque o que importa no Brasil é o dinheiro que você tem, não sua capacidade, seu profissionalismo, sua sabedoria. E a culpa, em grande parte, é da população mesmo.

Ok, a gente pode comprar uma TV moderníssima e pagar em 24 prestações nas Casas Bahia. Mas cadê a educação desse povo? Brasileiro é ignorante, acomodado e só dá valor ao que vem de fora. Falta cultura, e isso é uma coisa que vem de casa mesmo. Meus pais, por exemplo, não tem curso superior, mas fizeram muito sacrifício para eu estudar em escola particular, para assim ter uma educação melhor e poder ter uma vida mais digna.

Desde pequena eles me levavam a museus, compravam livros, incentivavam estudar idiomas, e apostaram em mim de uma forma muito positiva. Por isso sempre retribui sendo boa aluna na escola - era o minimo que podia fazer. Sempre busquei conhecimento, ir atrás da informação, ser uma pessoa que fala de qualquer assunto, escrever bem - independente da minha profissão -, ler jornais. Por mais simples que fossem (e eles eram) meus pais me ensinaram que havia um mundo aqui fora e eu precisava estar bem preparada para ele.

Foi em casa que aprendi a dar valor a cada centavo que ganho, a explorar as possibiliaddes do mundo, a fazer do meu trabalho o combustível da minha vida. Portanto o fato de não ter nascido em família rica e não ter pais cultos não impediu que eu me tornasse uma pessoa bem informada.

Meus pais nunca viajaram para fora do Brasil - minha mãe nunca nem entrou num avião.E mesmo com esse retrospecto, eles me ensinaram a ser independente e cuidar da minha vida. Eu sei me virar bem, em qualquer lugar, porque fui educada dessa forma. Fui criada para sobreviver no mundo, que não é cor de rosa e muitas vezes é bem cruel.

Mas a maioria do povo brasileiro não está nem ai para estudar, melhorar intelectualmente, ter mais conhecimento das coisas. As pessoas acham que só porque podem comprar mais estão 'inseridas no sistema'. Aí viajam para a Europa e confirmam a fama de que brasileiro é baderneiro e sem educação.

É preciso investir em conhecimento, mas é mais fácil cuidar de um povo alienado como o nosso, não é? É mais fácil a burrice, a falta de assunto, o papo furado, a ausência de conteúdo.

É isso que falta ao brasileiro: conteúdo. Que se aprende na escola, mas muito mais na vida. Cada um deveria buscar este conteúdo, crescer ocmo pessoa para se tornar melhor. Essa apatia do brasileiro para o conhecimento me deixa profundamente frustrada e para mim assim sempre será. Não vejo mudança para um futuro próximo porque é cômodo não mudar.

O que me revolta é que pessoas com conteúdo como eu não são valorizadas aqui. Não há respeito, não há oportunidade. Quem tem conteúdo parece discriminado, porque cada vez mais pessoas pouco habilitadas estão em posição privilegiada porque tem QI, porque são políticas, porque se vendem fácil ao esquema.

Então essas pessoas continuarão em seus mundinhos limitados, achando que a vida é comprar uma TV moderna e ter um computador, um smartphone e um ipod. E o mundo vai além disso. E a vida é muito maior que isso. Pena que a maioria não percebe.



Janaina Pereira

Comentários
É verdade Janaina, hoje em dia os jovens têm tudo de mão beijada, isso acontece mesmo quando não tem dinheiro para por exemplo, pagar a faculdade, pois há Prouni, bolsa família, bolsa gaz, ajuda de custo para fazer cursos de capacitação profissional e por aí vai. E mesmo assim reclamam de coisas banais. Esse tipo de atitude realmente me entristece e me faz lembrar que se eu tivesse tido esse tipo de auxílio e com isso estudado na idade correta, hoje em dia não seria uma jornalista desempregada. Lamentável a atitude dos jovens brasileiros
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?