<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, outubro 24, 2011

Por ai parte 2 - San Sebastian



San Sebastian foi a viagem mais complicada da minha vida. Eu queria ir, mas muita coisa impedia - a grana, especialmente. Tinha credencial para o Festival de Cinema, mas não tinha hotel para ficar - tudo cheio e o que sobrou era mega caro - e eu pensei mil vezes em desistir. Até que resolvi ir e não me arrependi, pelo contrário.

San Sebastian foi uma das melhores viagens que já fiz, e o lugar mais fantástico em termos de gastronomia que já conheci. Cidade fofa, bonita, chuvosa, mas especial. Adorei mil vezes. Adorei cada comida, cada gota de chuva, cada filme do Festival, cada entrevista, cada momento vivido numa cidade absurdamente especial.

San Sebastian não é barata, fato. VocÊ pode ir lá e ficar em albergue sem problemas, mas ficar comendo McDonald´s e comprando lanche no mercado é um desperdício. A cidade merece ser apreciada em sua melhor forma, que é a comida. São pratos incríveis, a maioria a base de peixe, sem falar nos pintxos - as tapas quentinhas servidas no balcão, que você come à vontade. Nenhum lugar na Espanha tem tapas melhores.

E a sangria? Bem, tem lá, mas não é a bebida tradicional de San Sebastian. Ninguém pode sair da cidade sem beber a famosa sidra, não aquelas Cereser da vida, e sim a sidra autêntica espanhola.

Mas peraí, você não sabe onde fica a cidade e ficou curioso em conhecer? A pequena San Sebastian é uma cidade praiana, na fronteira com a França, pertinho de Bilbao. Você pode ir de ônibus, trem ou avião, saindo de Barça ou Madri, que chega lá tranquilamente.

San Sebastian é um desses lugares mágicos, que dá vontade de largar tudo e ficar lá para sempre. Amei. E lembro com saudades - e muita água na boca - que a melhor comida do mundo está lá: pimentões vermelhos assados com recheio de bacalhau. Sensacional. Como em tudo naquela cidade. San Sebastian, guarde este nome. Se puder, conheça. E aprecie sem moderação.


Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?