<$BlogRSDUrl$>

domingo, setembro 11, 2011

Por aí - Parte 1 - Roma


Roma é, sem dúvida, uma das cidades mais incríveis que já conheci. Difícil explicar em palavras a sensação de caminhar em uma rua movimentada e, de repente, dar de cara com o Coliseu. A cidade é única, doce, mágica, um verdadeiro furacão de emoções. Barcelona perdeu o posto de minha queridinha para a Cidade Eterna, isso é fato!

Se você vai a Roma, faça um roteiro bacana e fique pelo menos cinco dias na cidade. Menos que isso você vai até dizer que foi a Roma, mas não irá conhecê-la de fato. O ideal é ficar sete dias para fazer tudo com calma e sem correria.

O roteiro é básico, tem que que conhecer tudo mesmo: Fontana de Trevi, Piazza Navona, Piazza di Spagna, Piazza Venezia, Igreja Santa Maria Maggiore, Coliseu, Pantheon, Vaticano... o Castelo de Sant´Angelo, nem sempre citado nos roteiros sobre a cidade, vale uma boa olhada. Faça tudo a pé (sim, a cidade é muito fácil de andar desde que você tenha um mapa!), com um bom e confortável tênis ou as havaianas nossas de cada dia. Qualquer outro tipo de sapato não é recomendável.

Dica: tire um dia para conhecer o Vaticano - Basílica de São Pedro e o Museu onde está a Capela Sistina - e um dia para fazer o roteiro fantástico Coliseu - Palatino - Foro Romano. Não deixe, em hipótese alguma, a fila gigante do lado de fora do Coliseu te impressionar: demora mas você entra e terá uma das sensações mais incríveis da sua vida.

Em agosto, a Europa está de férias e muitas lojas em Roma ficam fechadas, mas é possível fazer umas comprinhas bacanas. Para quem tem grana, a diversão está na Via del Corso. E se você não tem grana, passeie por lá mesmo assim e dê uma olhada na Ferrari do Alonso na vitrine da Ferrari Store.

Para comer, nada de McDonald´s! Roma tem a melhor pizza da Itália. Vários lugares servem a famosa pizza ao taglio, cortada para você comer enquanto caminha. Nos restaurantes, de modo geral, a pizza custa entre 7 e 9 euros, dependendo do ponto da cidade em que você está. Os menus especiais para turistas, com entrada + primeiro prato + bebida (esse menu tem variações, Às vezes não tem entrada, trocada pela sobremesa) está custando neste verão entre 10 e 12 euros. Um preço honesto, levando em conta que você pode beber vinho ou cerveja já inclusos nesse valor.

Para hospedagem, uma boa é ficar perto da Estação Termini, especialmente se você vai chegar e/ou sair da cidade de trem (e não esqueça de validar o bilhete de trem senão paga multa sem dó nem piedade!). Ao redor da Estação tem de tudo um pouco: supermercado, padarias, lanchonetes, restaurantes, sorveterias, sempre com preço bem acessível. O Booking tem ótimas opções de hotéis, e é possível procurar pelo valor da diária.

Como o verão em Roma é escaldante,compre sua garrafinha de água e depois pode enchê-la pelas fontes da cidade - a água das fontes é potável, mas procure fontes na sombra porque as que ficam expostas ao sol possuem água quetíssima (óbvio!) e insuportável.

E para terminar bem a noite, tem um barzinho de esquina, na Via Nazionale 250, que além da música ao vivo excelente, serve mojitos maravilhosos! Só tome cuidado com os vendedores de flores, insistentes e muitas vezes incovenientes.

Conhecer Roma no verão é um exercício de fé e de vontade: o calor é quase insuportável, as pernas doem, os pés ardem, mas tudo vale a pena. É muita igreja, é muita praça, é muito museu, é muita história, chega uma hora que cansa, mas ao mesmo tempo é muita preseverança conhecer Roma com um sol queimando nas suas costas. O incrível é que a cidade vai te recompensar de alguma forma se você colocar todo o seu coração na romaria (sem trocadilho) que vai fazer por lá.

Roma é absoluta, fantástica, incrível, sensacional. Roma é simplesmente inesquecível.

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?