<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, junho 14, 2011

“Sutaque”


Não importa em que lugar do Brasil você está: se o seu sotaque é marcante, as pessoas já sabem de onde você veio. Mas não há nada mais irritante do que as pessoas ficarem tentando imitar você. Não adianta, um paulista nunca vai fazer sotaque de gaúcho, um gaúcho não sabe imitar um carioca e um carioca jamais vai se expressar como um baiano.
Mas não ! Alguém tem sempre que vir com uma piadinha, com uma gracinha, com aquela palavrinha típica de uma cidade, só pra se mostrar entendido em sotaques.

Eu nunca vou falar bolacha. Bolacha pra mim é tapa na cara. Da onde eu vim se fala biscoito. Sim, biscoito, com aquele “s” bem puxado. Mas tudo bem, eu já chamo trabalho de trampo. Eu já falo que estou com um “puta stress”, que aquilo é um “puta anúncio” e que eu fui numa “puta festa”. Aliás, quando eu saio eu vou pra balada. Deixei a night no Rio.

Mas eu devo estar perdendo a identidade. Quando vou ao Rio as pessoas dizem que estou falando com sotaque de paulista. Mas para os paulistas eu nunca perdi meu sotaque de carioca. Então eu já não sei mais como eu falo. Às vezes me pego falando com a mesma entonação dos paulistas. Conversava com minha mãe outro dia e falei: “num-sei-o-quê- é pequeno.” Ela me olhou assustada. Eu falei pequeno, com “e” e não “piqueno”, como os cariocas falam. Os paulistas falam certo: pequeno, teatro, futebol. Eu sempre falei “piqueno”, “tiatro”, “futibol”. E de repente, não mais que de repente, eu falei uma palavra corretamente no sotaque errado. E quase fui deserdada das dívidas pela minha mãe. Chocada, ela disse: “Filha, você virou paulista.”

Ai, essa perda de identidade é desconcertante. Certa vez brincaram comigo dizendo que não dava pra perceber que eu era carioca. Fiquei pasma. Esbravejava: “Como assim ? Eu tenho sotaque, eu tenho sotaque ! “ A pessoa até hoje diz que meu sotaque é de gaúcha. Claro que é brincadeira, imagina, o guri só está me zoando. Pronto, a convivência com pessoas de outras cidades fez com que eu perdesse de vez a identidade. Agora eu falo guri, que fulano é um querido… daqui a pouco estou achando tudo trilegal.

Quando você muda de cidade, incorpa novos hábitos à sua vida. E por que não um novo sotaque também ? Não tem como fugir, você acaba ouvindo as pessoas falarem diferente, e as palavras saem naturalmente em outra melodia. Se bem que dizem que jamais se perde totalmente o sotaque, principalmente quando as pessoas brigam. Nos momentos de fúria, você fala exatamente como aprendeu, na sua origem.

Então tá, olha só: sotaque nunca se perde, valeu ? A gente muda um pouco, mas não perde não. E como me disse um guri, o mesmo que me chama de gaúcha, até escrevendo eu não perco meu sotaque. Já vi que as piadinhas regionalistas nunca vão acabar. Fala sério.




Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?