<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, junho 25, 2010

Dunga, Globo e o jornalismo esportivo



Em 2006, Dunga era comentarista da Copa pela Band e a Globo, pela terceira Copa seguida, tinha os direitos de transmissão e um acordo com o Ricardo Teixeira para fazer as entrevistas exclusivas com a seleção.

Em 2006 a Fátima Berrnardes ficava na porta da concentração fazendo entrevista ao vivo para o Jornal Nacional com jogadores e com o Parreira. Na Copa anterior, em 2002, Fátima se tornara a 'musa' da Copa e pé quente porque embarcava com os jogadores dentro do ônibus da seleção.

Assim que o Dunga foi convidado pelo Ricardo Teixeira a ser técnico, um mês após o fim da Copa de 2006, ele acertou em seu contrato que todas as emissoras teriam a mesma chance de falar com a seleção. Sem entrevista exclusiva para ninguém.

Teixeira aceitou porque, na época, pretendia ficar com Dunga no máximo por dois anos, período em que ele pretendia trazer o Felipão de volta. Felipão não voltou, Dunga ganhou tudo que disputou com o Brasil, classificou para a Copa e conseguiu o que ninguém imaginava: ficar quatro anos no cargo e ir à África do Sul.

Dunga acabou ficando com má fama na imprensa de um modo geral, mas vejam o CQC, que não é 100% jornalistíco mas é comandado por um ótimo jornalista, o Marcelo Tas. O Dunga sempre dá entrevista para eles, é atencioso, enfim, ele trata bem quem não tentou derrubá-lo nesses anos todos.

Em 1990, quando jogou sua primeira Copa, o Dunga viu a seleção perder para a Argentina nas oitavas de final graças a um grupo desunido que só pensava em dinheiro. Em 1994 ele era o capitão de uma equipe que sabia que, se vencesse um Mundial após 24 anos, entraria para a história.

Eu sempre gostei e sempre defendi o Dunga porque sei muito bem o quanto o jornalismo - em especial, o jornalismo esportivo - derruba as pessoas e passa por cima de tudo e de todos em benefício próprio.

Como jornalista não apoio essas atitudes de 'meus colegas de trabalho' e defendo o Dunga com o Brasil sendo ou não campeão. Aliás eu só quero que o Brasil seja campeão pelo Dunga, nem tanto pelos jogadores, mas porque o Dunga merece pela coragem de por algumas pessoas em seu devido lugar.



Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?