<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, maio 17, 2010

O pulso ainda pulsa


Sempre fui uma pessoa saudável, mesmo comendo frituras praticamnete todos os dias. Minhas doenças aparecem de tempso em tempos, sempre avassaladoras. Só pneumonia eu já tive quatro - todas com histórias bem particulares, com direito a internação e tudo. Meus pulmões são fraco, mas as pneumonias nunca apareceram por causa deles. Elas sempre vieram atreladas a alguma melancolia sem fim.

Já que os pulmões são fracos, a rinite chegou até que bem tarde. Eu já passara dos 20 quando me descobri alérgica. Minha mãe tem rinite e meu avô, o pai dela, era asmático. E assim a genética me deu pulmões delicados. Quando vim morar em São Paulo - em meio ao tratamento de vacinas contra a rinite - desenvolvi sinusite e minha vida se transgormou num inferno. Foram meses de inúmeros tratamentos para aliviar os sintomas até que eu descobri a Dona Maria e ela me deu as santas agulhadas que melhoraram minha respisração. Hoje tenho de duas a quatro crises por ano - praticamente um milagre.

Por causa da sinusite, raramente fico resfriada ou gripada - a sinusite é maior que tudo. Febre também é raro. Só quebrei o braço esquerdo, uma vez, quando fui empurrada na escola - tinha 8 anos - e me espatifei no chão. E até os 33 anos eu nunca tinha feito uam cirurgia.

Bem, confesso, depois dos 30 a saúde não é mais a mesma. Descobri os miomas que me acompanham desde 2007, e consigo viver com eles. Por enquanto ficam lá, nada de retirá-los desde que eles se comportem e não cresçam. Crescer na minha barriga só um feto e não há planos de gravidez para este ano. Já as cirrugias que falei no parágrafo anterior... elas sim mudaram minha vida.

Aos 33 anos resolvi deixar de ser míope - quase 20 anos de óculos, adorava - e descobri um problema na retina que só os míopes podem ter. Resumo da história: nove cirurgias em sete meses, um estresse psicológico terrível, e a frase que nunca vou esquecer.

"Você precisa fazer a cirurgia, senão pode ficar cega."

Nunca imaginei que não ia dar certo, pelo contrário, enfrentei a maioria das cirurgias sozinhas, sentia dor, chorava, mas nunca reclamava. Hoje sou meio paranóica com meus olhos, tenho um cuidado extremo e nas duas únicas vezes que eles incharam e eu virei uam versão carioca do Sloth de Os Goonies eu mantive impressionante calma. Sempre penso 'eu estou enxergando, então não há de ser nada."

Meus dentes também merecem atenção especial. Fiz as primeiras restaurações bem pequena, ainda com os de leite. Mama~e conta que fiz um megaescândalo no dentista - só lembro de não conseguir comer caranguejo porque a boca doía. Eu tinha quatro anos.

Usei aparelho lá pelos 12 anos, odiava mortalmente, não preossegui o tratamento e meus dentes inferiores são ligeiramentes tortos - mas eu deixei de ser dentuça, pelo menos. Não tenho siso - isso é uma dádiva, não passei pelo estresse de arrancar esses dentes inúteis. Sempre cuidei direitinho dos meus dentes porque adoro sorrir para as fotos, embora os anos tenham me deixado muito sisuda.

Agora os dentes são afetados por causa de problemas na gengiva - segundo a dentista, depois dos 30 a gente não tem mais cárie e a gengiva é quem sofre. Estou sofrendo para manter o sorriso intacto, não aguento mais levar agulhada na boca, mas eu sempre fui uma boa paciente, geralmente procuro confiar nos médicos e dentistas e faço de tudo para ficar boa logo - tenho pavor de ficar doente, estou longe de ser hipocondríaca.

Os anos me trouxeram dores de cabeça que eu não tinha; dores no pé que eu não tinha; dores no joelho que eu não tinha. Não adianta muito ter a carinha de 20 e poucos quando o corpo sente que você está envelhecendo - e meu lema sempre foi envelhecer bem. Por isso tento ao máximo me cuidar, embora tenha consciência que me alimente mal - sou uma pessoa que sexta à noite já está pensando no pastel de café da manhã de sábado.

Mas não me queixo dos meus raros problemas de saúde. Não tenho gastrite, nem úlcera, nunca quebrei um osso mais seriamente, não infartei nem tive derrame. Estou no lucro.

Ah, claro, já me disseram que posso ter câncer mas acho que me cuido o suficiente para isso não acontecer - embora eu saiba que a inveja é o mau hálito da alma e quando alguém te deseja algo ruim, é preciso se proteger para não acontecer. Procuro ser como um espelho: todo o mal que me desejarem, vai voltar rapidamente para quem me desejou. Simples assim.

Por enquanto o pulso ainda pulsa. E sem estresse.



Janaina Pereira

Comentários
hahhahahha feto não para este ano????Adorei rsrsrsrs
Se quiser um filhote de york me avisa.
Beijossss
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?