<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, março 30, 2010

Esse teu olhar quando encontra o meu


Às vezes me pergunto se as pessoas são idiotas ou se fazem de bobas. É incrível como é possível se perceber, através de um simples olhar, o que está acontecendo. O olho é o espelho da alma, não mente nunca. E se você olhar no meu olho, vai saber o que está acontecendo. Assim como eu olho nos olhos de todos e percebo o que se passa.

Cada olhar que cruzou o meu significou alguma coisa. Já recebi olhares de admiração, de alegria, de ternura, de amizade, de afeto, de empolgação, de felicidade. Já vi aqueles olhos me lançarem boas energias e muita vibração positiva. Poucas vezes eu tive que conviver com olhares de raiva, de ódio, de rancor, de fúria. Quando esse olhar veio, eu desviei. Nunca olho nos olhos de quem não me quer bem. Porque não preciso deles e não vou ficar batendo de frente.

Lógico que os olhares apaixonados são os melhores. Talvez um, e apenas esse, será inesquecível. Os anos vão passar mais o olhar vai ser o mesmo. Eu posso nunca mais ser olhada daquele jeito. Mas sempre vou olhar com a mesma intensidade, de quem não esquece que algumas coisas morrem, mas o verdadeiro sentimento fica para sempre.

Alguns olhares são difíceis de você encarar. Aquele olhar que tira sua roupa, que te deixa sem palavras, que te deixa com vergonha, com medo, com aflição e agonia. Os olhares tristes, melancólicos, sofredores e angustiantes também me fazem mal. Mas quantas vezes foi esse o meu olhar para o mundo ? Tantas que já não posso contar.

O olhar pode dizer mais que horas de conversa no icq. Pode falar tudo, deixar revelar o que somente seu coração sabe. E a pior coisa do mundo é perceber que o melhor olhar não é para mim. Eu não preciso que ninguém diga nada, eu olhei. Olhei e vi os olhos brilharem, estava ali tão claro. Só quem quer pode se deixar levar pelas palavras. Palavras enganam facilmente. Eu posso escrever mil cartas de amor e mentir em todas elas. Eu posso fazer uma poesia para qualquer um. Eu posso falar “eu te amo” mil vezes por dia, eu posso dizer no seu ouvido que você é o homem da minha vida, eu posso tudo com as palavras, elas me pertencem e eu posso guiá-las como eu quiser. Eu mando nas letras, eu formo as palavras que eu quero e falo como eu quero para você ouvir o que quer.

Eu só não posso mentir com meu olhar. Ele me entrega. Se eu desviar o olhar, piorou. Aí estarei assinando minha sentença. Então eu encaro, bato de frente e deixo você ver que eu te amo, que eu te odeio, que eu te quero, que eu te espero, que eu te ignoro, que eu te acho um completo idiota porque não conseguiu nem disfarçar ! Não disfarçou aquele brilho insuportável no olho, quando olhou para o lado.

É impressionante como as pessoas não conseguem esconder a verdade do olhar. E pra piorar, eu tenho esse jeito aparentemente inocente, aparentemente ingênuo, aparentemente amável, aparentemente frágil. E ai as pessoas falam o que querem, como querem, quando querem, achando que eu não estou percebendo nada. Um bilhão de perguntas, como se eu não soubesse as respostas … Que o mundo continue pensando isso … eu passo a rasteira e sei o que se passa em cada olhar que cruza o meu. Não adianta nem tentar disfarçar. Eu aprendi a ver o que os olhos não podem esconder.

Eu não fico parada na esquina espiando a multidão. Eu ando com ela, olhando. Eu olho para o céu, para o chão, para os lados, para frente, para trás, para tudo. Agora eu estou olhando pela janela. O céu está mais cinza do que nunca. Entre as paredes dos arranha-céus, eu vejo um céu de angústias. Da sua janela você enxerga minha tristeza. Pobres almas, não aprenderam a decifrar olhares. Porque se olhassem a profundeza do meu olhar, conseguiriam ver que isso vai passar. Eu não tenho porque ficar triste. Eu também aprendi a olhar o lado bom das coisas. E agora eu vejo que não vale a pena procurar certos olhares. Quero ser inconsequente e me deixar levar pelos olhares incertos. Busco olhares que me completem e não aqueles que me corroem e deixam um enorme vazio quando os olhos se fecham.


Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?