<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Meninos, eu li



Outro dia um amigo comentou sobre a música da Cindy Lauper, do filme Os Goonies, um marco da minha infância. Tinha 11 anos quando assisti. Era dezembro de 1985, e na semana seguinte eu vi De Volta para o Futuro, outro filme que idolatro. Foram os filmes que mudaram minha vida cinematográfica - a partir deles, eu pedi mesada aos meus pais para ir ao cinema toda semana. Eles não deram, mas minha avó - mãe da minha mãe - cedeu e formou a cinéfila que hoje escreve por aí.

Vovó, aliás, foi responsável por uma grande descoberta. Ela era associada ao Círculo do Livro, que vendia livros mais baratos. Foi minha avó quem me deu meu primeiro livro, Histórias de Dona Benta, do Monteiro Lobato. Um belo dia, descobri que o roteiro de Os Goonies virou um livro, estilo romance, e pedi para ela. E estou olhando agora para ele. A data é 8 de janeiro de 1986. O livro está inteiro, com páginas amarelas, mas está bem aqui. Li umas 20 vezes ou mais.

A essa altura eu já conhecia Star Wars e Indiana Jones - que eu vi na TV, afinal, não sou tão madura assim - e pelo catálogo do tal Círculo do Livro, anos depois, eu vi o livro baseado no roteiro de Caçadores da Arca Perdida, o primeiro filme de Indy. E aqui está diante de meus olhos, esse em perfeitas condições. Data de 26 de março de 1988 (eu sempre coloquei a data nos meus livros e discos). Li umas 30 vezes ou mais.

Indy é o homem da minha vida, né? Já contei isso aqui, se não contei conto agora! Quando eu vi o filme pela primeira vez, eu me apaixonei pelo Indiana Jones/Harrison Ford e tinha certeza que ia casar com um cara que sempre deixaria a barba por fazer. E aí nasceu o fetiche que me persegue até hoje.

Tive um namorado com estilo de vida parecida com Indy - era biólogo e viveu na Amazônia por dois anos, morou com índios, teve malária, um cara de estilo aventureiro que caiu no mundo e fez tudo que eu queria fazer. Certeza que me apaixonei por ele por causa das histórias que contava. O apelido dele é Luke e eu o chamava de Luke Junglewalker, um trocadilho com Luke Skywalker. Juntei todos os personagens num homem só e até hoje ele foi o meu namorado mais legal. Um feito, porque vocês sabem, eu não acredito no amor, só no ódio (momento em que minhas amigas vão reclamar do meu coraçãozinho de pedra).

Joguei fora minha coleção de folhetos de cinema - colecionei de 1985 a 1991 - mas meus cadernos com críticas de cinema - que comecei a fazer com 12 anos - e os livros dos Goonies e do Indy estão aqui. Junto com Curtindo a vida adoidado e O Enigma da Pirâmide, foram os filmes mais marcantes da minha infância/adolescência. E, claro, Star Wars e De Volta para o Futuro.

Meus pais colocaram o cinema na minha vida, e minha avó, os livros. Acho que criaram uma menina estranha, mas que no fundo no fundo é superlegal. E modesta.

E se eu ainda acho que o Indiana é o homem da minha vida? Não mais. Foi bom enquanto durou. Mas eu ainda olho primeiro as barbas por fazer.


Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?