<$BlogRSDUrl$>

sábado, fevereiro 27, 2010

Dez vezes Almodóvar


Todo mundo sabe que sou fã de Pedro Almodóvar. Ele é meu diretor preferido, estando um nível acima de outros queridos como Clint Eastwood, Peter Weir, Martin Scorcese e o blockbuster Steven Spielberg. Só Tim Burton é páreo para ele. E Hitchcock, que não tem concorrência, claro. Gosto de diretores que têm estilo, uma marca registrada. E Almodóvar é assim, colorido, vibrante, único.

Listo aqui os meus 10 filmes preferidos do meu diretor favorito.


1 - Carne Trêmula (1997). Até hoje é o único filme de Almodóvar adaptado de um livro - ele sempre escreve histórias originais, a maioria baseada em suas experiências de vida. Foi o sétimo filme do diretor que assisti (depois de Mulheres a beira de um ataque de nervos, O matador, Ata-me, De salto alto, Kika e A lei do desejo, nesta ordem) e o que me deu certeza de que ele era o melhor. Madri, janeiro de 1970. Uma prostituta tem um filho em um ônibus, quando tentava chegar na maternidade, e ali mesmo lhe dá o nome de Victor. Após 20 anos, Victor (Liberto Rabal) está começando sua vida adulta e tenta se encontrar com Elena (Francesca Neri), uma desconhecida, que uma semana antes teve relações sexuais com ele dentro de um banheiro. Quando telefona, ela não tem ideia de quem ele é. O rapaz não desiste de Elena, vai até seu apartamento e uma série de acontecimentos envolvem os dois, culminando em vários destinos cruzados. Paixão, perdão, medo, conveniência, solidão, tudo é exposto de maneira visceral por Almodóvar, que coloca as mazelas humanas e seus personagens imperfeitos em um emaranhado de situações chocantes. Tem a mais bela, intensa e poética cena de sexo do cinema. Penélope Cruz aparece pela primeira vez em um filme do diretor, que aqui revela para o mundo o talentoso e belíssimo Javier Bardem.


2 - Fale com ela (2002). A história de dois homens que se conhecem no teatro e dias depois se reencontram num hospital descobrindo que compartilham de um mesmo problema: suas amadas estão internadas em estado vegetativo. Diferente da maioria de seus filmes, que retrata o universo feminino, em Fale com ela Almodóvar aborda homens feridos pelo amor. O longa mostra o que as pessoas deixam para trás, como seus amigos e familiares, quando morrem. Odeio cenas de estupro nos filmes, mas Almodóvar consegue aqui fazer uma cena delicada mesmo com este tema difícil, mostrando sua sensibilidade ímpar. O longa é um retrato avassalador da forma como os homens veem as mulheres. Ganhou o Oscar de roteiro original, inédito para um filme de língua latina.


3 - Volver (2006). É a história de três mulheres: Raimunda, tentando encobertar o assassinato do marido; a de sua irmã Sole, tentando proteger o fantasma da mãe e de sua prima Agustina, tentando descobrir o paradeiro da mãe. O enredo mescla suspense, drama familiar e comédia. Almodóvar constrói uma atmosfera agridoce, entre a tristeza e a alegria, mostrando que podemos - e devemos - aceitar as imperfeições da vida. ele ainda ilumina sua antiga musa Carmen Maura e revela ao mundo sua nova musa, Penélope Cruz, indicada ao Oscar de atriz.


4 - Ata-me (1990). Mais um filme sobre obsessão, tema recorrente na filmografia de Almodóvar. Ricky acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Ele é apaixonado por Marina, ex-atriz pornô que o conhece desde a época em que trabalhava em um bordel. Ricky a sequestra e mantem a jovem amarrada para convencê-la do amor que sente. E promete soltá-la apenas quando ela o amar também. Os rumos da história surpreendem e mostram do que a imaginação do diretor e roteirista é capaz. Mais uma dobradinha de Almodóvar com Antonio Banderas e Vitctoria Abril.


5 - Tudo sobre minha mãe (1999). No dia de seu aniversário, Esteban (Eloy Azorín) ganha de presente da mãe, Manuela (Cecilia Roth), uma ida para ver a nova montagem da peça "Um bonde chamado desejo", estrelada por Huma Rojo (Marisa Paredes, eterna musa do diretor). Após a peça, ao tentar pegar um autográfo de Huma, Esteban é atropelado e termina por falecer. Manuela resolve então ir de encontro ao pai, que vive em Barcelona, para dar-lhe a notícia, quando encontra no caminho o travesti Agrado (Antonia San Juan), a freira Rosa (Penélope Cruz, caminhando para se tornar a musa maior de Almodóvar) e a própria Huma Rojo. Oscar de melhor filme estrangeiro e a grande homenagem do cineastas a todas as mulheres do mundo.


6 - O Matador (1986). O tema fundamental deste trabalho de Almodóvar são os instintos humanos, retratando a obsessão de um famoso toureiro pela morte, identificando na mesma um imenso prazer, seja humana ou animal. Ele se envolve com uma mulher que possui a mesma obsessão e decidem juntos suas próprias mortes. É o filme que revelou Antonio Banderas para o mundo.


7 - De Salto Alto (1991). Rebeca trabalha como locutora de um telejornal dirigido por seu marido, Manuel. Ele foi o grande amor da mãe de Rebeca, Becky del Páramo, antes que esta a abandonasse para se dedicar a sua carreira como cantora, e não sabe que Rebeca é filha de Becky. Quinze anos depois a mãe volta a Madri para atuar e acertar alguns assuntos pendentes, especialmente a relação com sua filha. Dueto impecável de atuações das musas Victoria Abril e Marisa Paredes. É Almodóvar mostrando como as grandes paixões destroem as vidas das mulheres mais fortes. E como cometemos pequenos pecados sem perceber.


8 - Mulheres a Beira de um Ataque de nervos (1988). Em Madri Pepa Marcos (Carmen Maura), uma atriz que está grávida mas ninguém sabe, é abandonada por Ivan (Fernando Guillén), seu amante, e se desespera tentando encontrá-lo, pois deseja que ele lhe explique por qual motivo a deixou. Enquanto tenta falar com ele recebe a visita de Candela (María Barranco), uma amiga que se apaixonou por um desconhecido e agora que descobriu que ele é um terrorista xiita teme ser presa. Mais tarde chega ao apartamento Carlos (Antonio Banderas), o filho de Ivan. Ele está acompanhado de Marisa (Rossy de Palma, o maior nariz da história do cinema), sua noiva, pois os dois estão procurando um imóvel para alugar. Marisa, sem saber, bebe um gaspacho cheio de soníferos, que Pepa tinha preparado para Ivan, que vai para Estocolmo com Paulina Morales (Kiti Manver) e Lucia (Julieta Serrano)sua mulher, que planeja matá-lo. Apesar de ter sido preterida, Pepa quer fazer de tudo para salvar a vida de Ivan. Indicado ao Oscar de filme estrangeiro, foi o primeiro sucesso internacional do diretor, apresentando as cores e o talento de Almodóvar ao mundo.


9 - Má Educação (2004). Madri, 1980. Enrique Goded (Fele Martínez) é um cineasta que passa por um bloqueio criativo e está tendo problemas em elaborar um novo projeto. É quando se aproxima dele um ator que procura trabalho, se identificando como Ignacio Rodriguez (Gael García Bernal), que foi o amigo mais íntimo de Enrique e também o primeiro amor da sua vida, quando ainda eram garotos e estudavam no mesmo colégio. Goded recebe do antigo amigo um roteiro entitulado "A Visita", que parcialmente foi elaborado com experiências de vida que ambos tiveram. Goded lê o roteiro com profundo interesse. Este relata as fortes tendências de pedofilia que tinha um professor de literatura deles, o padre Manolo (Daniel Giménez Cacho), que vendo Ignacio e Enrique em atitude suspeita diz que vai expulsar Enrique. Ignacio, sabendo que Manolo era apaixonado por ele, diz que fará qualquer coisa se ele não expulsar Enrique. Então Manolo promete e molesta Ignacio, mas não cumpre a promessa e expulsa Enrique. Goded decide usar a história como base do seu próximo filme e, por causa de um isqueiro, vai até a casa de Ignacio e constata uma verdade surpreendente. A melhor e mais surpreendente atuação de Gael García Bernal no cinema. O roteiro, cheio de idas e vindas, mostram a maturidade de Almodóvar.


10 - Kika (1993). Kika é uma maquiadora contratada por Nicholas, um escritor norte-americano radicado em Madri, para maquiar o corpo de seu enteado Ramón e deixá-lo apresentável no velório. Porém, Ramón não está morto, ele sofre de catalepsia, e acaba despertando durante a maquiagem. Como resultado, Ramón e Kika começam um relacionamento. Tudo vai bem para o jovem casal até que Nicholas retorna de uma longa viagem. Kika também se envolve com o escritor. Enquanto isso, Andréa Caracortada, uma bizarra apresentadora de um programa sensacionalista de TV, suspeita que Nicholas é um serial killer e passa a espionar a vida de todos em busca de um um furo jornalísitco. O resultado de tudo isso é muita diversão com o toque dramático, polêmico e surreal no melhor estilo Almodóvar.


E qual o seu preferido? Soltei seu veneno!



Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?