<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Amar, amor, amando, amado



Uma relação tem tudo para dar errado quando uma das partes exige que o outro mude. E a exigência vem com palavras, atitudes, gestos e ações desmedidas. “Eu te amo mas ... “ e assim começa a desabar aquele amor perfeito, cheio de sonhos e fantasias sexualmente satisfatórias. O casal briga para ir para cama fazer as pazes; ele pede mais liberdade, ela exige mais atenção; os filhos acabam segurando um relacionamento que já não existe mais; as famílias se apegam e o casal não consegue se separar; ele busca aventuras fora de casa, ela se apaixona por outro mas não consegue admitir que seu casamento acabou; ele tem medo de seguir a vida sozinho, ela tem medo de seguir a vida sozinha ... existem muitos motivos que levam relacionamentos visivelmente acabados a agonizarem, mas não morrerem. Tudo não passa de camuflagem para o inevitável: a separação.

Namoro, noivado, casamento, caso, rolo, tudo pode chegar ao ponto crucial da separação. E os caminhos opostos ficam visíveis quando as cobranças tomam formas desesperadoras, a ponto de sufocar o outro, de fazer o parceiro sentir saudades da sua liberdade. Estar junto não é viver a vida do outro, muito menos viver pelo outro. Tem um texto fabuloso do Flávio Gikovate onde ele fala que o mal do ser humano é procurar sua cara-metade, quando o amor não é duas metades que se encontram e sim dois inteiros.

Então sejamos inteiros ! Tenha sua individualidade e nunca se molde por ninguém. Só abra mão daquilo que você tem certeza que vale a pena. Lute pelos seus ideais, pelas suas idéias, pelos seus objetivos, pelos seus sonhos, de preferência ao lado de alguém que compartilhe tudo isso com você. E não me venham com aquele papo de que por trás de um grande homem há sempre uma grande mulher ! Ao lado de um grande homem há sempre uma grande mulher. E vice-versa. Amor é para somar e multiplicar, não somente para dividir e muito menos para diminuir. Precisamos de alguém que nos traga paz, não alguém que nos traga aborrecimentos, cobranças e confusões. O verdadeiro amor é que aquele que aceita o outro como ele é. Lembre-se que você se encantou por uma pessoa com qualidades e defeitos, não queira mudá-la para satisfazer os seus gostos.

Ame sem esperar nada em troca. É difícil ? Muito. Mas comece agora mesmo que você consegue. Vá aos poucos: com seus pais, seus irmãos, sua família, seus amigos e finalmente, chegue aquela pessoa que você se sentiu atraído. Goste dela sem esperar que ela atenda as suas necessidades e anseios. Ela é um ser humano perfeito, dentro das possibilidades dela. Quando não criamos expectativas, nos surpreendemos com a serenidade e a magia que envolvem o amor. E como o Cazuza escreveu muito bem, eu também quero a sorte de um amor tranqüilo.


Janaina Pereira

Comentários
Concordo em gênero, número e grau...estou passando por isso, me divorciando, sem dor e feliz porque percebi que devemos ter alguem ao lado que caminha junto...adorei o post.
Beijos
 
Perfeito... tudo o que eu precisava ouvir!
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?