<$BlogRSDUrl$>

domingo, dezembro 06, 2009

Feliz cidade



Eu sou mais feliz no Rio. Fato. É simples assim: o Rio é minha casa, o lugar em que estão minhas referências, minha praia, meu mundinho particular. Se eu pudesse, nunca teria saído de lá.

Os anos passam e São Paulo continua sendo aquela coisa estranha. Aquele lugar em que eu nunca me encaixo, nunca sou eu. Não combino com São Paulo. Não combino com as pessoas, com a agitação, com a ausência de cores, com a falta de humor da cidade.

Infelizmente para mim, São Paulo é um lugar de oportunidades, que me deu a chance de me reiventar. Adoro a vida que levo aqui, mas cansa muito. Cansa especialmente quando percebo que por mais que conheça as pessoas, tenha amigos, trabalho, e viva a minha vidinha de forma bacana, eu não consigo dizer que gosto de morar aqui.

Eu sempre me senti uma intrusa na cidade. São as mesmas piadas que já não têm graça: é o meu sotaque, meu jeito de andar, meu jeito de vestir, minha cor de pele. Um saco. Desculpem se nasci no Rio, uma cidade bem mais bonita, bronzeada e colorida. Parece que todo dia tenho que provar para os outros que o fato de não ser paulista não significa nada. Odeio ser estrangeira no meu próprio País.

Os anos passam, as coisas parecem mudar, mas a verdade que eu continuo perdida e deslocada. Continuo com aquele olhar de quem, a qualquer momento, vai chorar de saudades. A questão é simples: eu sempre volto para o Rio. E o dia que eu for embora de São Paulo, vou voltar aqui para que?

Alguém vai dizer - para rever seus amigos. Pois é, mas não rola. Os amigos do Rio que eram uma das coisas mais importantes da minha vida já são distantes, imagina os daqui. Às vezes acho que nem tem lugar para mim no mundo. Talvez seja esse o problema, eu não consigo descobrir qual é o meu lugar.

Existem sim dias felizes em São Paulo. Eles são cinzentos, mas são legais. Mas eles não superam os dias felizes no Rio. Incrível como os anos passam, e meu coração nunca consegue sair de lá.

Dizem que a gente só dá valor as coisas quando as perde. É a mais pura verdade. Eu não era essa carioca apaixonada quando morava lá. Foi só deixar a cidade que virei fã, que sinto falta, que choro de saudades. Não são as pessoas que me levam de volta, é o lugar, a praia, cada esquina que fez parte de 26 anos da minha vida. É uma saudade tão grande, tão forte, que dói o coração. Às vezes acho que não vou suportar. Mas eu sei, e como sei, que não posso retornar para ficar.

Moro em São Paulo porque preciso. Volto para o Rio porque, apesar de tudo, é o único lugar que eu realmente amo.


Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?