<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, junho 08, 2009

No Rio por Gondry


Rebobine, por favor é o nome da exposição interativa que o cineasta francês Michel Gondry, diretor do vencedor do Oscar Brilho eterno de uma mente sem lembranças, apresenta no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio, a partir de amanhã até 9 de agosto.

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças é um dos meus filmes preferidos - e um dos mais marcantes deste início de século. Por isso, para mim, foi um privilégio acompanhar a abertura da sua exposição hoje, com as ótimas companhias da minha mãe e do meu amigo - também jornalista - Wanderson.

Na exposição, Gondry convida o visitante a filmar seu próprio vídeo, em grupo, em um dos 13 cenários customizáveis criados pelo cineasta, seguindo o “Protocolo Gondry”, uma série de improvisos criativos assim como no longa-metragem homônimo à exposição.

Depois de participar de um workshop de planejamento básico, o grupo, de até dez pessoas, recebe uma câmera para realizar um vídeo de no máximo 20 minutos. A filmagem deverá acontecer em ordem cronológica e a edição, feita na própria câmera. Ao final da produção, o vídeo será exibido em uma televisão que fica à disposição do público no cenário da locadora.

Proporcionar ao público uma oportunidade de interagir com o cinema, numa linguagem moderna, democrática e original, é o objetivo da exposição.

O evento conta ainda com uma mostra de filmes e videoclipes do cineasta, que acontece de 9 a 14 de junho nas salas de cinema e vídeo. Durante os dois meses da exposição, o filme Rebobine, por favor, que inspirou o evento, fica em cartaz no CCBB.


De quebra, ainda vimos o inédito Tokyo!, três medias-metragens transformados em filme - e a parte que cabe a Gondry é brilhante. O diretor conta, no segmento Interior Design, a história de um jovem casal recém-chegado a Tóquio que, durante a procura por um apartamento, passa por radicais mudanças pessoais e físicas. A megalópole é vista como um organismo estranho e misterioso que infecta seus moradores.

Bem ao estilo do diretor, o média-metragem mostra, de forma singular, como a cidade pode modificar cada um de nós – e como podemos ser absorvidos por sua neurose. Inteligente e divertido, Interior Design é um reflexo da busca insana das pessoas para se encaixarem no mundo cada vez mais hostil.

Os outros médias-metragens do filme são Merde, em que Carax dirige o ator Denis Lavant no papel de um sem-teto morador dos subterrâneos de Tóquio, que emerge pelas bocas de esgoto e rouba cigarros, sanduíches e armas dos transeuntes, até de novo desaparecer asfalto abaixo.

O protagonista de Shaking Tokyo, de Joon-ho, é um hikikomori, pessoa que se isola do mundo conectada apenas virtualmente – no caso, ele se esconde em sua casa há quase dez anos e vive de pizza, mas será obrigado a sair de seu casulo ao conhecer uma bela entregadora durante um terremoto.

O filme não foi lançado em circuito comercial no Brasil, mas estará sendo exibido no Ciclo Gondry, no CCBB.



Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?