<$BlogRSDUrl$>

domingo, janeiro 11, 2009

Reforma Ortográfica


Mal 2009 começou e mexeram na nossa maltratada língua portuguesa. Eu ainda não sei bem o que mudou e, por conta disso, estou escrevendo errado. Virei analfabeta. Mas algumas questões eu preciso levantar. De quem foi a ideia - sim, agora ideia não tem mais acento - de colocar hífen no microondas?

Micro-ondas. Esteticamente não combina. Não gostei. Nada a ver. É tão fofo ver as duas letrinhas juntas. Deveriam fazer algo mais útil e acabar com a maldita crase, que só serve para confundir.

O trema, porém, foi abolido. Até que enfim. Nunca entendi muito bem o porquê daqueles dois pontinhos sujando as letrinhas. Nunca gostei de usar. O trema era desnecessário, assim como a crase é. Mas a crase não acaba. Acaba o acento de ideia. Colmeia. Feiura. E o circunflexo de voo, enjoo, veem, creem - isso vai facilitar para algumas pessoas que nunca souberam onde enfiar o tal acento.

Nunca passei por uma reforma ortográfica. Acho que por isso estou estranhando. Mas era legal o pára ser diferente do para. Agora dá tudo na mesma.

O hífen é que ficou esquisito. Micro-ondas. Micro-ônibus. Ultrassom. Contrarregra. Enfiaram traço onde não tinha, colocaram letra onde tinha... que confusão.

Mas meu nome, que nunca teve acento, finalmente entrou na reforma ortográfica. Sim, porque nas paroxítonas não se usa mais acento em I e U quando eles vêm precedidos de ditongos. Ou seja, Janaína virou Janaina, que sempre fui eu, assim mesmo, sem acento.

Puxa, o cara do cartório que registrou meu nome errado há 34 anos foi um pioneiro da reforma ortográfica! E agora ninguém mais pode reclamar que meu nome é escrito errado. Porque, oficialmente, eu sou Janaina sem acento.


Janaina (SEM ACENTO) Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?