<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, janeiro 20, 2009

Qual a sua dúvida?


Ontem fui à cabine do filme Dúvida (Doubt), que estreia para vocês, queridos leitores, no dia 6 de fevereiro. Mas não é um filme para o povo. Este é daqueles que a maioria das pessoas não vai gostar. Cheio de dialógos difíceis, é adapatação de uma peça de teatro de John Patrick Shanley, que assina o roteiro e dirige. Por isso tem todo o jeito de uma peça filmada.

Apoiado, especialmente, no brilhantismo da dupla protagonista Meryl Streep e Philip Seymour Hoffman - e ainda com boas interpretações das coadjuvantes Amy Adams e Viola Davis (esta em poucas mas importantes cenas) - a história se passa em um colégio do Bronx, em 1964. A austera freira irmã Aloysius Beauvier (Streep) desconfia que o liberal padre Brendan Flynn (Hoffman) está abusando de um dos alunos. Irmã Aloysius não tem provas contra o padre, mas age com a certeza de quem conhece como ninguém o ser humano.

A dúvida do título permeia todo o filme. Afinal, quem não tem dúvida de alguma coisa nessa vida? Mas,o interessante, não são as dúvidas dos espectadores e sim a certeza dos personagens. E aí está a grande sacada da história. Porque se a dúvida nos mantém alertas, a certeza nos faz cometer erros.

Os fortes diálogos - há uma sequência, perto do fim, em que Streep e Hoffman fazem um verdadeiro duelo de interpretações digno das melhores peças teatrais - colocam os protagonistas como possíveis candidatos ao Oscar. Mas Dúvida é para quem gosta de boas histórias dirigidas burocraticamente. Aqui a intenção não é fazer um filme de cenas, mas um filme de atores. E isso o diretor conseguiu.


Leia também a minha crítica para o site Herói.


Janaina Pereira

Comentários
Mas no final o padre abusava ou não? kkkkkk

Ou a dúvida continua...

bjos


adorei!
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?