<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, janeiro 23, 2009

Por que a Kate Winslet merece o Oscar?


Hoje amanheci no Unibanco Artplex do Shopping Frei Caneca para assistir O leitor (The reader), filme de Stephen Daldry (As horas) baseado no romance de Bernhard Schlink. Até anteontem, quando eu já sabia que iria nesta cabine, este filme era apenas o que deu o Globo de Ouro de atriz coadjuvante para Kate Winslet. Mas ontem, com o anúncio de indicados para o Oscar, fui surpreendida com as cinco indicações de O leitor – filme, diretor, roteiro adaptado, fotografia e … atriz. Sim, Kate, que já era favorita antes das indicações, mas por Foi apenas um sonho, de seu marido Sam Mendes, acabou sendo indicada por O leitor... onde ela é tudo, menos coadjuvante.

Para começar, Kate Winslet nem deveria estar neste filme. Daldry queria Nicole Kidman no papel – mas Nicole ficou grávida e Kate assumiu o posto. E não consigo pensar em ninguém melhor que ela para o papel. Longe de ser seu melhor trabalho, mas competente como sempre, a atriz surpreende juntamente com sua personagem. Aliás, o filme é daqueles que, para ser realmente bom, não dá para contar muito a história.

Vamos ao que pode ser dito: Michael (David Kross, quando jovem, e o ótimo Ralph Fiennes, quando mais velho) relembra momentos de sua adolescência e de seu relacionamento com a misteriosa Hanna (Winslet), uma mulher mais velha por quem se apaixona. O romance é interrompido, sem maiores explicações, por Hanna, mas anos depois eles voltam a se encontrar em uma situação inesperada. É quando Michael percebe que a entrada desta mulher em sua vida mudaria sua história para sempre.

Se eu contar mais estrago toda a graça do filme. Mas posso dizer com toda a certeza que é uma história ao mesmo tempo forte e delicada, cruel e afetuosa. David Hare adaptou o romance com bastante lirismo. No começo, parece uma história de amor proibida entre um adolescente e uma balzaquiana – com direito a várias cenas de nudez de Kate e do novato David Kross. Mas a partir da metade da história tudo muda, e no final a platéia já se rendeu à trama.

Mas... por que a Kate Winslet merece o Oscar? Não acho que ela está melhor que a Meryl Streep em Dúvida, mas consegue transmitir toda a frieza e doçura da sua personagem apenas com sua expressão facial. Além de ser uma das raras atrizes que não tem vaidade, e fica feia e velha nos filmes sem a menor cerimônia. E se não fosse só isso, mostra, mais uma vez, que é grandiosa, porque ela é, com toda certeza, o nome do filme.


Leia a crítica também no site Herói.


Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?