<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, janeiro 14, 2009

IMAX, que bicho é esse?


Enquanto – parte – da minha turma participava da cerimônia de colação de grau ontem, eu estava em minha primeira cabine, que é uma sessão de cinema exclusiva para jornalistas. Nas cabines, nós, críticos de cinema, vemos o filme antes de vocês, espectadores. E fui em uma cabine muito, muito especial: a abertura do Unibanco Imax no Brasil. O público poderá curtir esta nova tecnologia a partir de sexta-feira, dia 16, e só m São Paulo, no Unibanco Imax do Shopping Bourbon Pompéia. Mas eu, Ju e Bruno, os três mosqueteiros, já sabemos do que se trata.

Cabine é igual pré-estreia: pipoca e refrigerante grátis – e a gente comendo a pipoca do Bruno, porque ele não gosta. O filme – um documentário fofo chamado Fundo do Mar 3D – tinha apenas 41 minutos, mas foi o suficiente até para eu enjoar do mar. Sim, do mar, porque eu mergulhei na tela. O tal de IMAX é simplesmente sensacional. Você não sabe o que é isso?

O IMAX DMR® (Digital Re-mastering) tem um exclusivo sistema de movimento de filme chamado Rolling loop, que é a chave para a performance superior da projeção. Duas faixas de filme correm simultaneamente pelo projetor a 24 quadros por segundo, e cada frame fica perfeitamente imóvel quando projetado. Com isso, a imagem nunca treme ou fica borrada. Para ativar o efeito 3D são utilizados dois projetores. Os óculos 3D – bastante desconfortáveis, por sinal - separam as imagens, ficando uma em cada lente, e o cérebro humano faz o processo de juntá-las novamente. A sensação de 'entrar' dentro do filme é assustadora e fascinante.

O formato das poltronas do cinema é semelhante ao de uma arquibancada, o que garante, de qualquer assento, visão total. Para que a gigantesca tela – muito maior que a telona que estamos acostumados - seja preenchida totalmente sem distorcer a imagem, o filme é gravado em outro formato, possui maior qualidade nos efeitos especiais e computadorizados e o som, a partir de um sistema de seis canais, torna tudo mais realista.

Quem não gosta de muita água pode se sentir incomodado com o Fundo do Mar 3D, tamanho o envolvimento do espectador com o filme. É tão perfeito que eu, frustrada por nunca ter conseguido mergulhar, saí do cinema com a sensação de que passei os 41 minutos submersa. Incrível.

Para fevereiro, está prevista a reestreia de O cavaleiro das trevas, que teve algumas cenas rodadas com câmeras IMAX. Já pensou entrar dentro de Gotham City e sair 'voando' por aí no Batmóvel ao lado do Christian 'Batman" Bale? Pois é, isso é IMAX.


A crítica oficial você lê no Herói.


Janaina Pereira

Comentários
Um dia eu deixo de ser "vocês" para ser "nós"...
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?