<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, outubro 22, 2008

Quarta


Toda quarta era a mesma correria: hora de almoço mais cedo para ir ao atendimento de texto do curso que estou fazendo, na Oboré. Um sufoco. Chegava cansada, estressada e ansiosa, como não poderia deixar de ser. Toda quarta era dia do João Paulo Charleaux olhar aquela reportagem que eu fizera com palavras, suor e lágrimas. Nunca sofri. Eu fazia o que tinha que ser feito e deixava o resto nas mãos dele.

Algumas quartas foram melhores que outras, mas todas, sem exceção, foram especiais. Um puxão de orelha ali, outro acolá, e na minha cabeça as coisas iam se encaixando. No meu coração, a ansiedade se tornava maior. De repente, tudo fazia sentido.

Se aos sábados eu ficava angustiada nas coletivas - falar no começo ou no fim, a pauta, a notícia, a vergonha, o cansaço, o sono, o estresse, a ansiedade, o gravador, o bloquinho, a caneta que falha... tudo ao mesmo tempo agora! - quarta-feira era o dia de entregar nas mãos de Deus e aproveitar a opinião de alguém que não sabia quem eu era, de onde eu vinha, muito menos o que eu passei para estar ali.

Quarta era o dia de ser mais uma na multidão, mas ao mesmo tempo de não querer ser mais uma na multidão. Quarta era o dia de agradecer a Célia pela paciência e carinho, de lanche no metrô voltando para o trabalho enquanto a cabeça fervilhava e eu me perguntava: 'e agora?'

Quarta era o dia de saber em que parte da minha vida o jornalismo se encaixava. E não importa mais o que eu faço, porque o que faço é apenas um reflexo do que sou.

Sentirei saudades das quartas, mas elas nunca fizeram tanto sentido como agora, quando o final do ciclo se aproxima e eu precisarei tomar decisões que mudarão minha vida para sempre. Mais uma vez, aliás, porque mudar minha vida para sempre eu faço quase toda semana.

Quarta foi, durante um mês, o dia mais importante, o dia mais angustiante e o dia mais reflexivo da minha vida insana. E quando eu olhar para trás, vou ter a certeza de que valeu a pena.

A partir de amanhã tudo será diferente. E só me resta dizer: obrigada.


Janaina Pereira

Comentários
Mais importante que pauta, apuração, entrevista, checagem, redação, edição e publicação são os valores que você cultiva tão bem: sinceridade, humildade, carinho e gratidão. Que todo dia na sua carreira seja uma quarta-feira cheia de aprendizado e superação.

Obrigado e boa sorte.
joao
 
é, hj é um novo dia.
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?