<$BlogRSDUrl$>

sábado, setembro 20, 2008

Cuide bem do seu amor


O que leva um homem a bater em uma mulher? Covardia, só pode ser. Desde que trabalhei em uma ONG pelos direitos das mulheres - Católicas pelo Direito de Decidir www.catolicas.org.br - aprendi que meu corpo é o bem mais precioso que tenho e nenhum homem vai encostar nele se não for por minha própria vontade.

Estupro dentro do casamento, ofensas morais, humilhações e surras que deixam marcas no corpo e na alma. Como eu já vi isso de perto, sei o quanto é complicado denunciar. Mas é importante. Desde que a Lei Maria da Penha foi sancionada pelo Lula, homem que agride mulher não paga mais algumas cestas básicas. É processo, é cadeia, é a acusação de crime. Porque agredir uma mulher, criança, idoso, ou qualquer pessoa indefesa, é crime sim.

Mas, o que ainda me revolta, são as mulheres que não denunciam. São aquelas que insistem em dormir na mesma cama que o homem que tentou matá-las. São aquelas que dizem 'não', são violentadas e não fazem nada no dia seguinte. São aquelas que deixam o amor superar a dor.

A todas essas mulheres, eu digo uma coisa: denunciem. Não tenham medo. Muito mais vergonhoso do que entrar numa Delegacia de Mulher para fazer um boletim de ocorrência é silenciar diante da violência.

Chega de impunidade. A mulher que não denuncia é conivente. E não digam que fazem isso por amor. O amor não tem nada a ver com isso. Quem ama não agride, não humilha, não faz do outro um ser inferior. Quem ama cuida, dá atenção, quer o melhor para a outra pessoa.

Um homem que agride ou ameaça uma vez, pode fazer isso sempre. Alguns mudam? Pode ser. Mas a grande maioria recorre à força física para mostrar seu suposto poder. Por isso, um homem que agride uma mulher não é digno de confiança. Ele pode até mudar de atitude, mas sempre vai pairar sobre si a ameaça da violência.

Procure alguém que lhe traga paz. Jamais alguém que faça da sua vida uma guerra declarada.




Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?