<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, julho 15, 2008

De tirar o fôlego


Sidney Lumet é um dos mais respeitados nomes do cinema americano. Diretor de clássicos como Serpico, Assassinato no Orient Express, Rede de Intrigas e Um dia de Cão, ele se destaca pelas tramas dramáticas recheadas de boas doses de suspense. Aos 84 anos, Lumet mostra que ainda está em forma ao dirigir o claustrofóbico Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto (Before the devil knows you're dead, EUA, 2007), em cartaz nos cinemas brasileiros há alguns meses. Apoiado em um elenco excepcional - encabeçado pelo trio Phillip Seymour Hoffman, Ethan Hawke e Albert Finney – o diretor faz o que mais gosta: resgata o espírito do cinema dos anos 70 e questiona mais uma vez a auto-imagem da América.

O roteiro da estreante Kelly Masterson conta a história de Andy (Hoffman), um viciado em drogas cuja carreira de executivo está desmoronando. Para se livrar da falência, convence o irmão Hank (Hawke), também desajustado, a assaltar a joalheria dos pais. O plano parece fácil, pois eles conhecem bem o funcionamento do lugar. No dia do roubo as coisas não saem como eles planejavam e os dois irmãos precisarão lidar com as repercussões do seu trágico plano.

Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto destila uma fortíssima dose de crise familiar que cresce a cada momento, tornando-se praticamente insuportável até o seu final. Tenso e intenso do primeiro ao último momento, o filme sobrepõe tempos narrativos, revelando informações a partir de diferentes pontos de vista. O veterano cineasta Sidney Lumet busca uma possibilidade no desespero humano e no desconforto doméstico e faz um filme que certamente não vai cativar o grande público, mas deixará boquiaberto os cinéfilos de plantão. Mas só aqueles que têm um coração forte o suficiente para perder o fôlego na angustiante cena final.


Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?