<$BlogRSDUrl$>

domingo, junho 22, 2008

Tipos de amigos


Estou lendo um livro, por causa de uma pauta no trabalho, chamado O poder da amizade, do Tom Rath. Com base num vasto material de pesquisa, o autor nos faz pensar na importância dos relacionamentos e cria uma classificação que nos permite descobrir os oito Papéis Vitais que os amigos desempenham em nossas vidas e nós, nas deles.

É engraçado como tem pessoas que se encaixam perfeitamente nas descrições. E como eu me encaixo em algumas classificações em relação a alguns amigos. Por exemplo, eu sou uma amiga campeã para o Alê e o Edson. E não tenho dúvida que a Gi é minha amiga instigadora. E a Luiza é a amiga incentivadora. Be, melhor não classificar todos os amigos para não gerar ciúmes, né?

E você, que tipo de amigo você é? Descubra agora.

Incentivadores - são grandes motivadores, que sempre impelem você em direção à linha de chegada. Investem no seu desenvolvimento e possuem um interesse genuíno no seu sucesso – mesmo que isso signifique correr riscos por você.

Campeões - são amigos leais, que ficam do seu lado e das coisas em que você acredita. Eles não só elogiam você na sua presença, como também "cobrem sua retaguarda", saindo em sua defesa quando você não está por perto.

Colaboradores - são aquelas pessoas com quem você tem interesses em comum. Podem compartilhar com você uma paixão por esportes, hobbies, religião, trabalho, política, comida, música, filmes ou livros.

Companheiros - estão sempre do seu lado, sejam quais forem as circunstâncias. Têm um vínculo praticamente indestrutível com você. Quando alguma coisa boa ou ruim acontece na sua vida, essa é a primeira pessoa para quem você vai ligar.

Comunicadores - são aqueles com quem você se socializa com freqüência. Sempre o convidam para eventos onde é possível conhecer outras pessoas, o que aumenta sua rede de contatos e lhe dá acesso a recursos inexplorados.

Energizadores - são os "amigos divertidos" que sempre levantam seu astral. Eles fazem de tudo para animá-lo quando você está deprimido – e transformam um dia bom em um dia ótimo.

Instigadores - expandem seus horizontes e o incentivam a acolher novas idéias, oportunidades e culturas. Eles o ajudam a fazer mudanças positivas, ampliando sua perspectiva em relação à vida e fazendo de você uma pessoa melhor.

Guias - dão conselhos e mantêm você na direção certa. São os amigos perfeitos para compartilhar seus objetivos e sonhos. Eles o ajudam a vislumbrar um futuro positivo, mantendo ao mesmo tempo os pés no chão.


Janaina Pereira

Comentários
Acho q eu sou um mix.... cada situação, ou cada amiga (o) precisa de uma qiualdiade dessas em algumas horas.
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?