<$BlogRSDUrl$>

domingo, junho 01, 2008

O meu século


Talvez eu viva mais no século XXI do que vivi no século XX, mas eu acho um privilégio ter participado de alguns momentos importantes da história. Além do fato de ter presenciado o fim da ditadura no Brasil, eu vi o mundo, até então dividido por um muro, colocar todo mundo do mesmo lado. A queda do mudo de Berlim, um dos fatos mais marcantes do século passado, significa para mim o que foi para meus pais assitirem ao homem pisar na lua.

Para quem curte história e gosta de uma boa análise dos fatos, o livro "A Era dos Extremos", do Eric Hobsbawn, um dos maiores historiadores ainda vivo, é leitura obrigatória. Além de retratar as duas grandes guerras como uma só – fato que, até então, eu nunca tinha visto – Hobsbawn analisa boa parte da história mundial de um ponto de vista único, como um homem que atravessou o século estudando as mudanças geopolíticas do planeta.

Vale a pena ler e refletir, especialmente a parte dois, que relata os anos de ouro do mundo, com a Guerra Fria. É possível, em poucos minutos, entender o que deu errado para a URSS – e o que fez os EUA se tornarem a maior potência do mundo.

Imperdível.



Janaina Pereira

Comentários
Quando a facul acabar, quero tentar reservar um tempo pra ler esse livro com calma!
...Mas ele já é bibliografia em meu TCC! rsrsrs


Beijos
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?