<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, junho 17, 2008

Ainda resta um pouco de esperança


Meu nome é Janaina por causa de um samba-enredo da Mangueira - e samba sempre foi a paixão da vida do meu pai. Ele adorava o Zeca Pagodinho, o Almir Guineto, o Arlindo Cruz, o Jorge Aragão, a Beth Carvalho ... ainda muito pequena, ele cantava para mim "Coisinha do pai", um dos melhores sambas do Jorge Aragão, famoso na voz da Beht Carvalho. Eu adorava. Mas eu cresci - e só Deus explica isso - genuinamente roqueira, embora todo mundo ache que eu tenho cara de MPB. Tá, eú curto MPB, mas é apenas rock´n roll e eu gosto!

Outro dia, vendo o Estúdio Coca-Cola Zero do Charlie Brown com a Vanessa da Mata, lembrei de um samba que meu pai amava, do Roberto Ribeiro. A Vanessa cantou "Acreditar", lindíssima letra de Dona Ivone Lara, imortalizada na voz do Roberto Ribeiro - e não foi à toa que eu postei a letra recentemente aqui.

O Roberto Ribeiro acabou esquecido, mas ele realmente tem uns sambas muito bons. Samba de verdade. Cria de Madureira - eu sou suburbana e tenho léguas de vantagem sobre a galera da zona sul carioca, graças a isso - e filho da Império Serrano - uma escola de samba que sempre achei simpática - ele morreu em 1996. Nunca foi muito reverenciado, mesmo depois da sua prematura morte, e olha que tem uma onda de samba com as 'modernas' Marisa Monte e Maria Rita, mas nenhuma delas ousa gravar o Rei do Samba. Por isso fiquei surpresa - e feliz - com a lembrança da Vanessa da Mata, ao resgatar um cara que nunca teve o reconhecimento merecido.

Será que minhas amigas Danis - a Reis e a Antunes - que estão ai, cantando pelos palcos da vida, conhecem a poesia da voz do Roberto Ribeiro? Se elas - e vocês - não conhecem, descubram. Vale muito a pena.

RESTO DE ESPERANÇA

ainda resta um pouco de esperança
apesar das desavenças
afinal
não sou criança
pra que deixar acontecer
e lamentar o dissabor
de sermos mais um caso de amor

mais um caso como existe tantos por ai
pra se machucar
só pra se ferir
desta vez
não vamos nós deixar levar
podemos superar
com um pouco de boa vontade
não importa o tempo o coração
não tem idade



Janaina Pereira

Comentários
Jana, meu pai também cantava "Coisinha do pai" para mim. Que deliciosa coincidência.

Beijo grande procê, Lu
 
O que fode é o Charlie Brown Jr. A Vanessa da Mata lá, linda e poderosa.. e o pulha do Chorão estragando as músicas no meio! Fora isso, tá tudo em casa!!
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?