<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, maio 22, 2008

Campeã desde 1907



Minha história com o Botafogo vem desde criança.

Eu nasci botafoguense. Ainda bebê, meu pai me deu um uniforme. Sempre fui ao Maracanã com ele. E a gente sempre ia ver Flamengo x Botafogo. E o Botafogo sempre ganhava. E eu sempre chorava quando faziam um gol.

Sou filha única, então imaginem o desespero da minha mãe ao me ver uniformizada indo ao Maracanã. Ela achava um escândalo eu gostar de futebol. Sempre achei o Garrincha melhor do que o Pelé. E sempre tive orgulho de ser uma legítima torcedora da estrela gloriosa. Frquentei assiduamente o Maraca dos 5 até os 9 anos. Quase todo domingo eu estava lá. Mas meu pai ficou doente e nunca mais eu fui ver um jogo.

Vi o Botafogo campeão pela primeira vez em 1989. Foi o ano em que meu pai morreu - ele faleceu meses antes da conquista. Por isso, esse título significou muito para mim ... eu só pensava em como meu pai ficaria feliz com aquele momento. Aliás, eu não quis ficar com nada que era do meu pai, após a morte dele. Só abri uma exceção: a camisa do Botafogo que ele tinha e eu guardo até hoje no Rio. Só usei uma vez: no dia que, após 21 anos, o Botafogo ganhou o campeonato carioca.

Na minha casa no Rio, a 'estrela solitária' é espalhada por todos os cantos... tenho até uma caneca do Fogão. É tudo muito brega, mas minha mãe – aquela mesma que odiava que eu fosse ao Maracanã – adora. A família da minha mãe é toda flamenguista. Só tenho um tio vascaíno. Meu primo Vinícius é o típico flamenguista chato – quando éramos crianças, ele se achava o "Zico mirim" e me perturbava porque o Flamengo havia sido campeão mundial. A gente tinha altas brigas. Eu até suporto o Flu e o Vasco, mas o Flamengo para mim é carma. E a culpa deve ser do meu primo.

Infelizmente aqui em São Paulo não passaram o jogo. Mas eu vi a conquista da taça Rio porque eu estava lá. E eu gritava sem párar... mas o Botafogo anda freguês do Flamengo... assim não dá!

Não posso fazer comentários técnicos porque não vi os jogos, mas, enfim, acho que o Botafogo tem um bom time, eu gosto do Cuca, acho que o Bebeto de Freitas colocou ordem na casa... mas a gente pode vencer o Flamengo na final de vez em quando, né? Sei lá. De repente o negócio do Bebeto é vôlei mesmo.

Mas o campeonato carioca ficou para trás. Agora estamos nas semifinais da Copa do Brasil e já ganhamos um jogo. Vamos ver se o final desta história será feliz.


P.S.: Muito maneira a vitória do Fluminense sobre o São Paulo em um Maracanã lotado. O gol abençoado do Washington, aos 47 minutos do segundo tempo, foi simplesmente emocionante. Que me desculpem meus amigos são-paulinos, mas eu torci - e gritei - muito pelo Flu. Saudações alvinegras a todos os tricolores cariocas, especialmente ao meu amigo Jorge Valente que, assim como o Renato Gaúcho, deve estar sem voz até agora.


Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?