<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, abril 07, 2008

Cadê milha ilha?


Desde a época que eu estava no jardim de infância - e já faz muitos e muitos anos que isso aconteceu - eu sempre detestei trabalhos em grupo. Mas é aquela história: você precisa fazer trabalhos em grupo para aprender a conviver em comunidade. Foi assim, desde pequena, que eu descobri que preferia viver numa ilha deserta.

As pessoas dizem que o mundo está sendo destruindo, falam de sustentabilidade... mas quem destrói o mundo? O homem. Esse ser dito racional, mas que é, na verdade, passional a ponto de ser irracional. O homem é o lobo do homem, já dizia Hobbes, e eu concordo com ele. O ser humano é mau e cruel, ele tem instinto selvagem e sua suposta racionalidade é só para disfarçar.

Quando temos que resolver alguma coisa em conjunto - seja em um simples projeto em grupo na escola ou em uma reunião do trabalho - somos obrigados a ouvir opiniões alheias e, caso a gente não concorde, começa a ladainha. Tem gente que não aceita ser contrariado, outros se acham o dono da verdade, outros se fazem de vítima, e ainda tem a turma do 'eu fiz o meu melhor' e se recusa a assumir o erro. Isso sem falar os que jogam a culpa nos outros para tirar o seu da reta.

Difícil mesmo é encontrar quem dá a cara para bater. Difícil é achar o fulano que está sempre no olho do furacão, que é criticado, que não baixa a cabeça para os outros, que enfrenta os desafios e não deixa esmorecer. Difícil é achar alguém que acredita que pode ser melhor e luta para isso. Difícil é encontrar inteligência e competência no mesmo cérebro.

Definitivamente, o problema do mundo é o ser humano. Não foi por acaso que o mais perfeito dos homens foi crucificado e pediu a Deus para nos perdoar. Afinal, já naquela época, o homem provou que era irracional.

Então, diante do passado nebuloso do homem, como se espantar com um pai que supostamente atirou a filha pela janela? Eu fico chocada, mas penso: "é isso mesmo, o ser humano é mau por natureza." Porque na hora da raiva, as pessoas perdem a razão. Se é que algum dia tiveram razão.

Viver em comunidade não é fácil. Os simples trabalhos em grupo na escola ou na faculdade provam isso. Mas o problema não é o grupo. O problema são as pessoas que não assumem responsabilidades, não assumem erros, se encostam nos outros, acham que já sabem tudo, não aceitam receber ordens, não cumprem prazos e, principalmente, na hora do aperto, empurram a decisão para o líder.

Ah, o líder. Já falei disso antes. o líder nada mais é que o otário que fica na linha de frente para receber chumbo grosso. O líder é o cara que dá a cara para bater. Competente ou não, ele aceitou ficar no olho do furacão. O líder é a pessoa que aceitou a missão de não ser mais um na multidão.

É por isso que na vida tem gente que sobressai enquanto outros ficam parados, olhando a multidão.


Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?