<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, janeiro 22, 2008

Oscar 2008


“O ano em que meus pais saíram de férias” não concorre, mas nem por isso os filmes que estão entre os indicados ao Oscar deixam de ser interessantes. Os irmãos Coen, dupla considerada 'alternativa' para a Academia de Hollywood, chegam com força. “Onde os fracos não têm vez” (No country for old men) traz o já oscarizado – e indicado mais uma vez este ano – Tommy Lee Jones (concorre por “No vale das sombras”) e Javier Bardem (indicado e favorito como coadjuvante) em uma trama considerada pesada demais para os membros da Academia. É ver para crer. Gosto dos Coen, particularmente de “O homem que não estava lá”, para mim, disparado, o melhor filme deles. Mas realmente a Academia não costuma prestigiá-los. Nos anos 90 eles já haviam chamado a atenção com “Fargo” - ganharam o prêmio de roteiro original - e agora estão prontos para mais aplausos. Será?

“Onde os fracos não tem vez” divide o maior número de indicações – oito – com “Sangue Negro”, de Paul Thomas Anderson – do cult “Magnólia”. Este filme deve
ganhar fácil o prêmio de ator, para o supercompetente Daniel Day Lewis, que faturou o Oscar em 1990 por “Meu pé esquerdo”. A categoria traz também George Clooney, que há tempos deixou de ser um rostinho bonito para mostrar seu talento. Cercado de elogios, ele concorre por “Conduta de risco” (Michael Clayton). Vale lembrar que Clooney já ganhou como coadjuvante por “Siryana”. Ainda entre os atores, Johnny Depp – faz tempo que ele merece esse prêmio – pode surpreender com "Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet", de Tim Burton (novamente injustiçado e esquecido pela Academia). E, como sempre, para dar um incentivo aos novos galãs, a bola da vez foi Viggo Mortensen, candidato por "Senhores do Crime".

Entre as atrizes, as indicações deixam claro os critérios da Academia. Das cinco indicadas, apenas uma americana, Laura Linney (por "The Savages") que ficou com a vaga, considerada certa, da inglesa Keira Knightley (de “Desejo e Reparação”, que concorre a sete prêmios, incluindo melhor filme).Certamente Keira não foi indicada porque precisavam de uma americana na lista. E Laura foi lembrada. As demais candidatas não surpreendem: a australiana Cate Blanchet, por “Elizabeth, a era de ouro” (também indicada e favorita como coadjuvante, por “I'm not there”, filme em que interpreta Bob Dylan), a francesa Marion Cotillard ("Piaf - Um Hino ao Amor"), a revelação canadense Ellen Page (da surpreendente comédia "Juno", indicada para melhor filme) e a veterena estrela inglesa – e favorita ao prêmio - Julie Christie, que voltou a ativa após décadas de afastamento do cinema e brilha intensamente em “Longe dela”.

Entre as coadjuvantes, novatas tentam abocanhar o prêmio de Blanchet: Ruby Dee ("O Gângster"), Saoirse Ronan ("Desejo e Reparação"), Amy Ryan ("Gone Baby Gone") e Tilda Swinton ("Conduta de Risco"). Amy tem chances. Já entre os homens, Casey Affleck ("O Assassinato do Jovem Jesse James pelo Covarde Robert Ford") parece ser o único a poder tirar a estatueta de Javier Bardem. Philip Seymour Hoffman ("Jogos do Poder"), Hal Holbrook ("Na Natureza Selvagem") e Tom Wilkinson ("Conduta de Risco") completam a lista.

Na minha categoria preferida a disputa é acirrada. O sucesso francês "O Escafandro e a Borboleta" disputa em igualdade de condições o prêmio de melhor roteiro adaptado com "Onde os Fracos Não Têm Vez", "Desejo e Reparação", "Longe Dela" e "Sangue Negro". Entre os originais, "Juno" e “Conduta de risco” são favoritos. "Ratatouille" pode surpreender. "Lars and the Real Girl" e "The Savages" também foram indicados.

Tony Gilroy ("Conduta de Risco"), Jason Reitman ("Juno"), Julian Schnabel ("O Escafandro e a Borboleta"), Paul Thomas Anderson ("Sangue Negro") e Ethan e Joel Coen ("Onde os Fracos Não Têm Vez) são os diretores que podem levar a estatueta para casa. Schnabel aparece com chances e Anderson e os irmãos Coen podem levar o prêmio – embora a Academia não morra de amores por eles.O curioso é que, depois de muitos anos, não vemos nenhum diretor veterano entre os indicados. Eu, acostumada a ver Scorcese, Clint Estwood e Spielberg concorrerem quase todo ano, até estranhei. Vejam a lista de indicados e façam suas apostas.

Melhor filme
"Conduta de Risco"
"Onde os Fracos Não Têm Vez"'
"Sangue Negro"
"Desejo e Reparação"
"Juno"


Melhor diretor
Tony Gilroy ("Conduta de Risco")
Jason Reitman ("Juno")
Julian Schnabel ("O Escafandro e a Borboleta")
Paul Thomas Anderson ("Sangue Negro")
Ethan e Joel Coen ("Onde os Fracos Não Têm Vez)


Melhor ator
George Clooney ("Conduta de Risco")
Daniel Day Lewis ("Sangue Negro")
Tommy Lee Jones ("No Vale das Sombras")
Viggo Mortensen ("Senhores do Crime")
Johnny Depp ("Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet")


Melhor ator coadjuvante

Casey Affleck ("O Assassinato do Jovem Jesse James pelo Covarde Robert Ford")
Javier Bardem ("Onde os Fracos Não Têm Vez")
Philip Seymour Hoffman ("Jogos do Poder")
Hal Holbrook ("Na Natureza Selvagem")
Tom Wilkinson ("Conduta de Risco")


Melhor atriz
Cate Blanchet ( "Elizabeth: A Era de Ouro")
Julie Christie ("Longe Dela")
Marion Cotillard ("Piaf - Um Hino ao Amor")
Laura Linney ("The Savages")
Ellen Page ("Juno")


Melhor atriz coadjuvante
Cate Blanchett ("I'm Not There)
Ruby Dee ("O Gângster")
Saoirse Ronan ("Desejo e Reparação")
Amy Ryan ("Gone Baby Gone")
Tilda Swinton ("Conduta de Risco")


Melho roteiro adaptado
"O Escafandro e a Borboleta"
"Onde os Fracos Não Têm Vez"
"Desejo e Reparação"
"Longe Dela"
"Sangue Negro"


Melhor roteiro original
"Juno"
"Lars and the Real Girl"
"Conduta de Risco*
"Ratatouille"
"The Savages"


Melhor filme de animação
"Ratatouille" (Brad Bird)
"Tá Dando Onda" (Ash Brannon and Chris Buck)
"Persépolis" (Marjane Satrapi and Vincent Paronnaud)


Melhor direção de arte
"O Gângster"
"Desejo e Reparação"
"A Bússola de Ouro"
"Sweeney Todd - o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet"
"Sangue Negro"


Melhor fotografia
"O Assassinato do Jovem Jesse James pelo Covarde Robert Ford"
"Desejo e Reparação"
"O Escafandro e a Borboleta"
"Onde os Fracos Não Têm Vez"
"Sangue Negro"


Melhor figurino
"Across the Universe"
"Desejo e Reparação"
"Elizabeth: A Era de Ouro"
"Piaf - um hino ao amor"
"Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet"


Melhor documentário
"No End in Sight"
"Operation Homecoming: Writing the Wartime Experience"
"Sicko"
"Taxi to the Dark Side"
"War/dance"


Melhor documentário de curta-metragem
"Freeheld"
"La Corona"
"Salim Baba"
"Sari's Mother"


Melhor edição
"O Ultimato Bourne"
"O Escafandro e a Borboleta"
"Na Natureza Selvagem"
"Onde os Fracos Não Têm Vez"
"Sangue Negro"


Melhor filme estrangeiro
"The Counterfeiters" (Stefan Ruzowitzky - Áustria)
"Beaufort" (Joseph Cedar - Israel)
"Katyn" (Andrzej Wajda - Polônia)
"12" (Nikita Mikhalkov - Rússia)
"Mongol" (Sergei Bodrov - Cazaquistão)


Melhor maquiagem
"Piaf - Um Hino ao Amor"
"Norbit"
"Piratas do Caribe - No Fim do Mundo"


Melhor trilha sonora original
"Desejo e Reparação" (Dario Marianeli)
"O Caçador de Pipas" (Alberto Iglesias)
"Conduta de Risco" (James Newton Howard)
"Ratatouille" (Michael Giacchino)
"3:10 to Yuma" (Marco Beltrami)


Melhor canção original
"Falling Slowly" (Glen Hansard e Marketa Irglova - "Once")
"Happy Working Song" (Alen Menken e Stephen Schwartz - "Encantada")
"Raise It Up" (Autor a ser determinado - "August Rush")
"So Close" (Alan Menken e Stephen Schwartz - "Encantada")
"That's How You Know" (Alan Menken e Stephen Schwartz - "Encantada")


Melhor curta-metragem
"At Night"
"Il Supplente"
"Le Mozart des Pickpockets"
"Tanghi Argentini"
"The Tonto Woman"

Melhor animação de curta-metragem
"I Met the Walrus"
"Madame Tutli-Putli"
"Meme Lês Pigeons Vont au Paradis"
"My Love"
"Peter and the Wolf"


Melhor edição de som
"O Ultimato Bourne"
"Ratatouille"
"Onde os Fracos Não Têm Vez"
"Sangue Negro"
"Transformers"


Melhor mixagem de som
"O Ultimato Bourne"
"Onde os Fracos Não Têm Vez"
"Ratatouille"
"3:10 to Yuma"
"Transformers"


Melhor efeito especial
"A Bússola de Ouro"
"Piratas do Caribe - No Fim do Mundo"
"Transformers"


Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?