<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, janeiro 10, 2008

Filmes


Mais uma listinha de filmes para tornar as suas férias – ou, simplesmente, os seus finais de semana – mais divertidos. Reuni uma seleção de produções que vi e/ou revi recentemente. Preparem a pipoca e bom entretenimento.


1 – INTRIGA INTERNACIONAL (North by Northwest, EUA,1959) – De Alfred Hitchcock. O publicitário Rogher O. Thornhill (o sempre incrível Cary Grant) é confundido com um agente do governo por uma gangue de espiões. A partir daí, envolve-se em uma série de desventuras e passa a ser perseguido pelos Estados Unidos, tanto pelo governo quanto pelos espiões. Filme que mostra a eficiência de Hitchcock em misturar aventura, espionagem e comédia. Uma das melhores obras do diretor.


2 – RAY (Ray, EUA, 2004) – De Taylor Hackford. Pobre, cego e negro. Este era Ray Charles, que superou todas as dificuldades da vida para se consagrar como um dos maiores nomes da música norte-americana em todos os tempos. O filme relata, de forma emocionante, a trajetória do cantor, seu envolvimento com as drogas, a infidelidade no casamento e o sentimento de culpa em relação à morte do irmão mais novo. Destaque para a atuação espetacular de Jamie Foxx no papel principal, que lhe rendeu um Oscar e um Globo de Ouro. Ray Charles ajudou Foxx na composição do personagem, mas morreu antes do filme ficar pronto. Seu filho, Charles Jr, assina a produção.


3 – O ÚLTIMO REI DA ESCÓCIA (The Last King of Scotland, EUA, 2006) – De Kevin Macdonald. Nicholas Garrigan (James McAvoy) é um elegante médico escocês, que deixou recentemente a faculdade. Ele parte para Uganda em busca de aventura, romance e alegria. Logo após sua chegada Nicholas é levado ao local de um acidente bizarro, onde o líder recém-empossado do país Idi Amin (Forest Whitaker, em atuação brilhante que lhe rendeu um Oscar), atropelou uma vaca. Nicholas consegue dominar a situação, o que impressiona Amin. Obcecado com a cultura e a história da Escócia, Amin se afeiçoa a Nicholas e lhe oferece a oportunidade de ser seu médico particular. Ele aceita a oferta, o que faz com que passe a freqüentar o círculo interno de um dos mais terríveis ditadores da África. Baseado em fatos e personagens reais, o filme mostra de forma amena as atrocidades de Amin, mas ainda assim é contundente e convence.


4 - MUITO ALÉM DO JARDIM (Being There - EUA, 1979) – De Hal Ashby. Chance (Peter Sellers), um homem ingênuo, passa toda a sua vida cuidando de um jardim e vendo televisão, seu único contato com o mundo. Ele nunca entrou em um carro, não sabe ler ou escrever, não tem carteira de identidade, resumindo: não existe oficialmente. Quando seu patrão morre, é obrigado a deixar a casa em que sempre viveu e, acidentalmente, é atropelado pelo automóvel de Benjamin Rand (Melvyn Douglas), um grande magnata que se torna seu amigo e chega a apresentá-lo ao Presidente (Jack Warden). Curiosamente, tudo dito por Chance ou até mesmo o seu silêncio é considerado genial. Paralelamente a saúde de Benjamin está crítica e Eve Rand (Shirley MacLaine), sua esposa, se apaixona por Chance. Excelente filme que critica e satiriza a indústria da TV.


5- O DIABO VESTE PRADA (The Devil Wears Prada , EUA, 2006) - De David Frankel. Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma jovem que conseguiu um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), principal executiva da revista. Apesar da chance que muitos sonhariam em conseguir, logo Andrea nota que trabalhar com Miranda não é tão simples assim. Comédia sarcástica que mostra Streep em excelente atuação.


6 – QUASE DOIS IRMÃOS (Brasil, 2005) – De Lúcia Murat . Miguel (Werner Shünemann), senador da República, visita seu amigo de infância Jorge (Antonio Pompeo), que está preso e se tornou um poderoso traficante de drogas do Rio de Janeiro, para lhe propor um projeto social nas favelas. Apesar de suas origens diferentes, eles se tornaram amigos quando criança, nos anos 1950, pois o pai de Miguel tinha paixão pela cultura negra e o pai de Jorge era compositor de sambas. Nos anos 1970 eles se encontram novamente na prisão de Ilha Grande. Ali, as diferenças raciais eram mais evidentes: enquanto a maior parte dos prisioneiros brancos estava lá por motivos políticos, a maioria dos prisioneiros negros era de criminosos comuns. O filme é um retrato da relação entre a classe média e a favela carioca, marcada pela música popular e pela história política recente, e mostra a criação do Comando Vermelho, principal facção criminosa do Rio.


7 – LETRA E MÚSICA (Music and Lyrics, EUA, 2007) – De Marc Lawrence. Alex Fletcher (Hugh Grant), um esquecido cantor pop dos anos 80, consegue uma chance para voltar à fama quando é convidado pela jovem cantora Cora Corman (Haley Bennett), estrela do showbusiness, para escrever e gravar um dueto com ela. Sem compor há muito tempo, Alex convida Sophie Fischer (Drew Barrymore), uma moça que rega suas plantas, para ajudá-lo com o trabalho. Sophie se mostra uma excelente compositora e acaba formando uma inusitada parceria com Alex. Divertido e despretensioso, o filme tem cenas hilárias, como o clip da banda Pop!, que o personagem Alex Fletcher fazia parte, e que dá a chance a Grant de mostrar o quanto os anos 80 eram bizarros, porém animados.


8 – SOBRE ONTEM À NOITE (About Last Night, EUA, 1986) – De Edward Zwick. Após passarem uma noite juntos, os jovens Danny (Rob Lowe) e Debbie (Demi Moore) começam a namorar sério e vivem as dificuldades de um relacionamento amoroso sob o mesmo teto. A intensa relação acaba trazendo problemas até para os melhores amigos do casal, Bernie (James Belushi) e Joan (Elizabeth Perkins). O filme é um marco dos anos 80, mostrando as diferenças entre ‘ficar’ e se apaixonar. Baseado na clássica peça de David Mamet, ‘Perversão Sexual em Chicago’, é a estréia na direção de Zwick, que anos depois faria os excelente ‘Tempo de Glória’, ‘O último samurai’ e ‘Diamante de Sangue’.


9 – EU, EU MESMO E IRENE (Me, Myself And Irene, EUA, 2000)- De Bobby Farrelly e Peter Farrelly. Charlie (Jim Carrey) faz parte da força policial de Rhode Island há 17 anos. Trabalhador, honesto, pai de três filhos e sempre disposto a ajudar, Charlie é amado por todos à sua volta. Mas ele tem um problema: sofre da Síndrome de Dupla Personalidade. Se deixar de tomar seus remédios, sua segunda personalidade, Harry, vem à tona. Harry não tem nada em comum com Charlie: é beberrão, agressivo e grosso com todos. Até que ambos conhecem e se apaixonam por Irene Waters (Renée Zellweger) e passam a lutar consigo mesmo para terem o domínio do mesmo corpo. Mais uam vez, os irmãos Farrely, que já haviam dirigido “Quem vai ficar com Mary?”, conseguem arrancar boas risadas de situações inverossímeis.


10 - SEGREDOS DO PODER (Primary Colors, Eua, 1998) – De Mike Nichols. Jack e Susan Stanton (John Travolta e Emma Thompson), governador e primeira Dama de um pequeno estado do sul, são candidatos quase desconhecidos à Casa Branca. Henry Burton (Adrian Lester) é um jovem idealista a procura da verdade. Acreditando em Jack, aceita trabalhar na campanha presidencial, junto com Richard (Billy Bob Thornton) um improvável estrategista, Libby (Kathy Bates) colaboradora fanática e homossexual assumida, e Daisy (Maura Tierney), assessora de imprensa. Mas a campanha presidencial começa a ser afetada quando escândalos sexuais envolvendo o candidato à presidente vem à tona. Qualquer semelhança com o caso Bill Clinton/Mônica Lewisky não é mera coincidência. Por isso o filme é hilário.


Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?