<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, dezembro 14, 2007

Olhos nos olhos


Agora eu sou uma ex-míope. Sim, abandonei os óculos e, embora esteja sentindo
falta deles – eles são, de fato, uma muleta – já estou acostumando a me
olhar no espelho e não vê-los.

Nem venham com aquele papo de que óculos são charmosos. Óculos são um sinal
claro de que você tem defeito de fabricação, é um aliado dos inseguros,
falsamente diagnosticado como símbolo dos intelectuais e um limitador da
visão. E eu só tive noção de que eles me faziam mal, depois que os abandonei.

Andar na rua sem óculos é, no mínimo, curioso. Tudo é mais colorido, as letras
grandes são gigantes, o mundo parece maior. E eu nem estou enxergando tão bem
assim. Tenho que passar pelos meses de visão flutuante, fico com os espirais
alucinógenos girando em torno de mim e preciso me acostumar a caminhar
olhando com meus próprios olhos para a vida. É como se eu tivesse nascendo
novamente, reaprendendo todos os caminhos, descobrindo as novas cores do
mundo.

A cirurgia em si é bem fácil – a de retina, que eu fiz por duas vezes, é muito
pior. E meus olhos cor de jabuticaba estão acostumados com o laser – foram
quatro cirurgias este ano e sobrevivi a todas. Engraçado que, enquanto as
pessoas acham que eu estou por aí, preocupada com isso ou aquilo, distorcem
minhas palavras e julgam minhas atitudes, eu apenas estava cuidando da minha
saúde e procurando fazer o que sei de melhor: viver a minha vida.

Tenho ainda um longo período de readaptação a essa nova fase e preciso treinar
mais minha visão de raio X – sim, porque o Superman não é míope como o Clark
Kent. Mas eu ainda prefiro a visão além do alcance do Lion, dos Thundercats.
Estou ansiosa para ver o mar, o céu de estrelas e ir ao cinema. Com os olhos
que Deus me deu e a visão que a cirurgia consertou – e olha que o estrago de
20 anos de miopia foi causado pela minha ineficiência ao lidar com meus
medos.

Como diria o Herbert, eu não nasci de óculos. Por isso mesmo, eu não precisava
ser assim para sempre.



Janaina Pereira

Comentários
Ai que legal!
Tô querendo fazer o mesmo, mas por enquanto não dá! Só aposentei o óculos por meio período - o que eu estou fora de casa rsrs - mas usando lentes!
Deve ser muito bom mesmo enxergar tudo outra vez...Eu já comecei a usar óculos aos 8 anos, então nem me lembro da época que enxergava bem rsrsr!

Bjos
 
Nossa Jana! vc é foda! Eu sempre quis usar óculos, mas acho que depois do teu texto abandono a idéia!
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?