<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, dezembro 17, 2007

Negócios da Educação


Você está rigorosamente em dia com o pagamento das suas mensalidades? Claro que sim, Sílvio. Assim como o carnê do baú, na Uninove esse critério funciona super bem. Pagou, levou a matrícula e o semestre. Sem contestação.

Já fiz os cálculos de quanto vai sair esse diploma. Nunca algo na minha vida custou tão caro. Comprar um diploma – sim, só o diploma, porque não estou comprando conhecimento, nem educação – é um dos maiores negócios do mercado. Já sugeri essa pauta, mas ninguém me deixa fazer. Negócios da Educação. Isso dá uma puta matéria.

Para que você vai diariamente à faculdade? Para ser o bobo da corte. Fazer, literalmente, papel de palhaço. O mercado não seleciona – e sempre tem um professor que vai dizer o contrário – e você é obrigado a conviver com gente medíocre dentro e fora do mundo acadêmico. E não me venham com o papo de que eu farei a diferença, que o que importa é o conhecimento que estou adquirindo... isso não adianta. Conhecimento nunca pagou minhas contas. Muito pelo contrário, só está aumentando minhas dívidas.

Eu não quero saber de pós, mestrado, doutorado, ou todas essas idiotices que nada mais são do que diplomas com preços mais altos. Eu sempre fui radicamente contra a obrigatoriedade do diploma, sempre abominei a idéia de que apenas quem tem faculdade merece algum respeito, e sempre odiei a hipótese de que só serei reconhecida se tiver um diploma na parede. A educação é só um grande negócio – furado – e eu tenho cada vez mais desilusão com ela.

O pior de tudo é que adoro estudar. Sempre gostei. Adoro ler, aprender, trocar conhecimento. Mas isso é uma ilusão: educação é negócio rentável no Brasil, e não existe mais a possibilidade de aprender de fato. Depois reclamam que não há gente qualificada no mercado. O Governo não investe em educação, a educação particular está vendida - ou comprada, dependendo do ponto de vista - e qualquer gato pingado hoje em dia é dono de faculdade. Portanto, o país continuará nessa lama, cheio de gente ignorante por todos os lados.

Eu me sinto uma completa idiota. E ter o conhecimento da minha idiotice – e da burrada que fiz ao investir tão seriamente na eduação – é o que mais dói nesse momento.

Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?