<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, novembro 15, 2007

Feriadão & cinema


Seis dias de descanso é para quem pode. Eu não posso, mas nem por isso deixarei de dar dicas de filmes para quem vai dar um descanso para os pés. Bom feriadão!


1 – MACHUCA - Chile, 1973. Gonzalo Infante (Matías Quer) e Pedro Machuca (Ariel Mateluna) são dois garotos de 11 anos que vivem em Santiago. O primeiro, numa bela casa situada num bairro de classe média. O segundo, num humilde povoado ilegal instalado a poucos metros de distância da escola. Dois mundos separados por uma muralha invisível que alguns sonham em derrubar na intenção de construir uma sociedade mais justa, como o padre McEnroe (Ernesto Malbran), diretor de um colégio particular de elite onde Gonzalo estuda. Em meio à política instalada por Salvador Allende no país, o diretor decide fazer uma integração entre estes dois universos, abrindo as portas do colégio para os filhos das famílias do povoado. É assim que Machuca vai parar na mesma sala de Gonzalo, ponto de partida para uma amizade cheia de descobertas e surpresas, que acontece paralelamente ao clima de enfrentamento que vive a sociedade chilena na violenta transição de Allende para Pinochet. Dirigido por Andrés Wood.


2 – CAMILLE CLAUDEL - Paris, 1885. A jovem escultora Camille Claudel (Isabela Adjani) entra em conflito com sua família burguesa ao tornar-se aprendiz e, depois, assistente do famoso Auguste Rodin (Gerard Depardieu). Quando ela se transforma em amante do mestre (que já é casado), cai em desgraça junto à sociedade parisiense, embora tenha amigos do porte do compositor Claude Debussy. Depois de quinze anos de tortuoso relacionamento com Rodin, Camille rompe o romance e mergulha cada vez mais na solidão e na loucura. Por iniciativa de seu irmão mais novo, o escritor Paul Claudel, é internada em 1912 num manicômio. O filme, de Bruno Nuytten, atribui a ela a autoria da mais famosa obra de Rodin, O Pensador.


3 – DIA DE TREINAMENTO – Los Angeles, 2001. O jovem policial Hoyt (Ethan Hawke) quer entrar para o departamento de narcóticos da LAPD (polícia de Los Angeles) e tem que passar por um "dia de treinamento"; avaliação feita pelas mãos de um policial corrupto do departamento, Alonzo (Denzel Washington, vencedor do Oscar de melhor ator por esse papel). Dirigido por Antoine Fuqua.


4 – SERÁ QUE ELE É? – Alabama, 1997. Cameron Drake (Matt Dillon), vencedor do Oscar de melhor ator, ao fazer seu agradecimento ressalta a importância de Howard Brackett (Kevin Kline, hilário), seu professor de literatura inglesa, que é gay. Nem o mestre sabia disto e muito menos poderia imaginar como sua vida seria totalmente modificada a partir deste momento, quando sua sexualidade passa a ser questionada, principalmente por Emily Montgomery (Joan Cusack), sua noiva e até mesmo por Berniece (a veterana Debbie Renolds) e Frank (Wilford Brimley), seus pais. Comédia despretensiosa dirigida por Frank Oz, com participações de Whoopi Goldberg e Glenn Close como elas mesmas.


5 – O BOM PASTOR – EUA, 1939. Desde sua trágica infância, Edward Bell Wilson (Matt Damon, impecável) aprendeu a ser discreto e ter compromisso com a honra. Aluno da Universidade de Yale, é recrutado para participar da sociedade secreta Skull and Bones, uma fraternidade voltada para desenvolver futuros líderes mundiais. Sua mente afiada, a reputação irretocável e sua crença nos valores americanos o tornaram o candidato ideal para uma carreira na Inteligência. Com isso Edward é selecionado para integrar o Escritório de Serviços Estratégicos (OSS), durante a 2ª Guerra Mundial. Neste período Edward e seus companheiros trabalham na criação da CIA, uma organização em que a duplicidade é uma exigência e que nada aparenta ser o que realmente é. O filme acompanha a trajetória de Edward Bell Wilson, com idas e vindas no tempo. O personagem é parcialmente baseado em James Jesus Angelton, que fundou o setor de operações de contra-inteligência da CIA. Dirigido por Robert de Niro, conta com grandes estrelas no elenco como o próprio de Niro, Angelina Jolie, Alec Baldwin, John Turturro, Joe Pesci e Willian Hurt.


Janaina Pereira

Comentários
Que pena!
Vi as dicas só hoje, mas assisti novamente "Os inflitrados".
É aquela história na falta de tu vai tu mesmo. kkkk
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?