<$BlogRSDUrl$>

sábado, setembro 29, 2007

Cinema em casa


Para todos os gostos, mais uma listinha que pode ser conferida numa locadora bem pertinho da sua casa.


1 – DIÁRIOS DE MOTOCICLETA - baseado nos livros escritos por Che Guevara e seu amigo Alberto Granado a partir da viagem feita por eles em 1952. O objetivo inicial era percorrer 8 000 Km através da América Latina numa moto Norton 500, de 1939, apelidada de La Poderosa. Che, na época apenas Ernesto Guevara de la Serna (o ótimo Gael Garcia Bernal), era um jovem de classe média alta que está prestes a terminar seu curso de medicina. Granado (Rodrigo de la Serna) é um bioquímico que queria comemorar seus 30 anos na estrada. Num primeiro momento são jovens comuns, querendo conhecer a América só vista em livros. Levam um choque ao entrar em contato com uma realidade dura e, até então, desconhecida por eles. A partir dessa aventura, suas vidas não seriam mais as mesmas. O filme fez sucesso no Sundance Festival, concorreu a Palma de Ouro em Cannes e ganhou o Oscar de melhor canção original. Sensível, leve, com várias piadas muito bem colocadas e, ao mesmo tempo, profundo, intenso e reflexivo: assim é a melhor produção do brasileiro Walter Salles.


2 – DISQUE M PARA MATAR – mais um clássico do meu diretor preferido, Alfred Hitchcock. Em Londres, um ex-tenista profissional decide matar a esposa para herdar seu dinheiro e também como vingança por ela ter tido um caso, um ano antes, com um escritor americano. Ele chantageia um colega de faculdade para estrangulá-la, dando a entender que o crime teria sido cometido por um ladrão. Mas, quando algo sai muito errado, ele vê uma maneira de dar um rumo aos acontecimentos em proveito próprio. Com Ray Milland, Grace Kelly e Robert Cummings.


3 – AS CONFISSÕES DE SCHMIDT - um filme sobre personagens com vidas comuns em situações comuns, que mostra, de maneira bem depressiva, a busca pelo “sentido da vida”. Schmidt (Jack Nicholson, maravilhoso como sempre) está se aposentando. Vive em um bairro de classe média em mais uma dessas cidadezinhas anônimas do interior dos Estados Unidos. Sua vida é monótona ao extremo. Ele considera seus amigos desinteressantes, mesmo amando eles. Após a festa de aposentadoria, Schmidt encara uma rotina ainda pior do que quando trabalhava: é obrigado a conviver com sua mulher, pela qual ele não possui mais nenhum afeto. Dirigido por Alexander Payne, de Sideways – Entre umas e outras.


4 – O ÚLTIMO SAMURAI - em 1876, o capitão Nathan Algren (Tom Cruise) é um veterano da Guerra Civil norte-americana que, com seus ideais de honra, coragem e patriotismo destruídos, sobrevive vendendo armas e se embebedando. Sua vida começa a mudar após aceitar a proposta de treinar soldados japoneses no uso de armas de fogo, com a finalidade de sufocar a rebelião dos últimos samurais. Filme de estética apurada, com uma ótima reconstituição de época, em especial do figurino dos samurais, e uma fotografia que engrandece as cenas de ação e de batalha. E ainda tem Ken Watanabe, que rouba todas as cenas de Cruise. Dirigido por Edward Zwick, de Templo de Glória.


5 – CAPITÃO SKY E O MUNDO DE AMANHÃ – só os atores são de verdade neste filme que marca a estréia de Kerry Conran como diretor. Tudo o que se vê é virtual, desde objetos de cena a aviões e cenários deslumbrantes. O filme foi todo rodado sem os atores; depois eles gravaram num fundo azul. Esta técnica é tida como um divisor de águas no cinema, já que é a primeira vez que é levada a este extremo. Claro que em muitas produções os atores atuam em fundos azuis e depois é colocada a imagem, mas nunca se rodou um filme onde absolutamente tudo fosse criado artificialmente. O resultado é único e especial. A jornalista Polly Perkins (Gwyneth Paltrow) se une ao ex-namorado, Capitão Sky (Jude Law), para desvendar o desaparecimento de cientistas famosos. Vale a pena ficar de olho na participação de Laurence Olivier, já falecido, num pequeno papel, a pedido de Law que, além de estrelar o filme, é um dos produtores.


Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?