<$BlogRSDUrl$>

sábado, agosto 18, 2007

Fim de semana & filmes


As listas de bons filmes para alugar estão de volta. Então aproveite o final de cinema e corra para a locadora. São dicas para todos os gostos, mas drama, suspense, romance e ficção científca dominam. Boa diversão.


1 – 1984 – adaptação do clássico livro de mesmo nome, escrito por George Orwell em 1948. Depois da guerra atômica, o mundo foi dividido em três estados e Londres é a capital da Oceania, dominada por um partido que tem total controle sobre todos os cidadãos. Winston Smith (John Hurt) é um humilde funcionário do partido e comete o atrevimento de se apaixonar por Julia (Susanna Hamilton), numa sociedade totalitária onde as emoções são consideradas ilegais. Eles tentam escapar dos olhos e dos ouvidos do "Big Brother", sabendo das dificuldades que teriam que enfrentar. Imperdível. Dirigido por Michael Radford.


2 - ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE – mais conhecido como um dos três filmes de James Dean, é um fabuloso épico de mais de 3 horas de duração, que conta a vida de três gerações de famílias texanas. Os conflitos amorosos, disputas econômicas, preconceitos raciais e a corrida pelo óleo negro são retratados de maneira única no cinema. Vencedor do Oscar de Melhor Diretor para George Stevens, foi ainda indicado em outras 9 categorias. No elenco, além de Dean, Rock Hudson e Elizabeth Taylor brilham.


3 – O PIANO – sensível filme da neozelandesa Jane Campion, primeira mulher indicada ao Oscar de melhor diretor. A sofrida trajetória de Ada McGrath (Holly Hunter), uma mulher que não fala desde os seis anos de idade e se muda para a Nova Zelândia recém-colonizada. Em companhia da filha, ela conhece seu futuro marido Alisdair Stewart (Sam Neil), com o qual não se simpatiza. Para piorar a situação, o noivo recusa-se a transportar o piano de Ada, que é sua maior paixão. Um funcionário de Stewart, George Baines (Harvey Keitel), imediatamente interessado na mulher, adquire o instrumento e promete devolvê-lo caso ela lhe ensine a tocá-lo. Com o tempo, as aulas vão se tornando encontros sexuais e os dois acabam descobrindo o verdadeiro amor.


4 - A ENFERMEIRA BETTY – comédia arrebatadora com elenco afinadíssimo, dirigida por Neil Labute. Betty Suzemore (Renee Zellweger), uma garçonete de bom coração, mora numa cidade pacata e tem um casamento falido. Todas as noites, Betty se refugia em um mundo de fantasia, sintonizando na sua novela predileta "Uma Razão para Amar" e sonha em fugir com o ator principal, o encantador Dr. David Ravell (Greg Kinnear). Seu marido acaba se envolvendo em um negócio sujo, e a garçonete presencia seu assassinato brutal. Traumatizada, Betty entra numa realidade alternativa e se torna em "Enfermeira Betty", partindo para Los Angeles para reencontrar com o homem de seus sonhos. O que ela não percebe é que enquanto vive a fantasia, dois pistoleiros (Morgan Freeman e Chris Rock) estão se aproximando dela.


5 – O ANO EM QUE VIVEMOS EM PERIGO – primeiro grande sucesso internacional do diretor australiano Peter Weir (Sociedade dos Poetas Mortos), é um filme cheio de emoções intensas. A ação se passa no ano de 1965, em meio à uma revolução na Indonésia. Guy Hamilton (Mel Gibson) é um ambicioso correspondente australiano em sua primeira missão internacional: cobrir os últimos momentos do regime de Sukarno. Em Jacarta, ele se envolve com uma funcionária da embaixada americana (Sigorney Weaver) e recebe ajuda de Billy Kwan (Linda Hunt), um fotógrafo anão.


6 - JOGO DE ESPIÕES (Spy Game, EUA, 2001) – típico filme de ação dirigido por Tony Scott (Top Gun). Nathan Muir (Robert Redford) é um agente da CIA que vai se aposentar. Ao descobrir que seu protegido Tom Bishop (Brad Pitt) foi preso por espionagem na China, lidera o resgate do jovem agente. Em meio ao embarque para a missão, Muir relembra como ele recrutou e treinou Bishop, seus tempos turbulentos como agentes e ainda a mulher que traiu a amizade deles.


7 – AS PONTES DE MADISON – belo romance dirigido com delicadeza por Clint Eastwood. Robert Kincaid (Eastwood) é um fotógrafo profissional contratado pela revista National Geographic para tirar fotos das belas pontes do condado de Madison, Iowa. Perdido, ele pede informações na fazenda dos Johnsons, onde conhece Francesca Johnson (Meryl Streep), uma dona de casa, casada há quinze anos e com dois filhos adolescentes. Tentando resistir a um inesperado romance, Robert e Francesca vivem uma paixão que surge apenas uma vez na vida.


8 - O DOSSIÊ PELICANO – Alan J. Pakula (Todos os homens do presidente) dirige esse ótimo suspense, baseado no best-seller de John Grisham (autor de A Firma). Dois juízes da Suprema Corte de Justiça dos Estados Unidos são assassinados na mesma noite. Quem estaria por trás das duas mortes? E por que? Em Nova Orleans, a jovem estudante de direito Darby Shaw (Julia Roberts) prepara um dossiê contendo suas opiniões e estudos sobre os crimes, chegando a uma surpreendente conclusão. Nas mãos erradas, as informações do documento significariam uma reviravolta na política de todo o país. Agora, a vida de Darby está em perigo. Perseguida e assustada, ela só pode contar com a ajuda de Gray Grantham (Denzel Washington), um ambicioso repórter que sempre procurou uma história como essa.


9 - COMER,BEBER,VIVER – mais uma obra-prima de Ang Lee (O tigre e o dragão). Em Taipei, Mr. Chu (Sihung Lung) é um mago da cozinha. Todo domingo, o trabalho estafante como chef em um restaurante é trocado pelo encontro com as três filhas, Jian-Jen (Kuei-Mei Yang), Jia-Ning (Yu-Wen Wang) e Jia-Chen (Chien-Lien Wu). Mr. Chu demonstra o amor que sente pelas filhas cozinhando lindos pratos dominicais, mas elas não mantém uma boa relação com o pai. A mais velha, Jia-Jen é professora e se tortura pela perda de um grande amor no colégio. Jia-Chen é executiva de uma companhia aérea de Taiwan e não vê a hora de sair de casa. A caçula Jia-Chien abomina o emprego em um fast-food, enquanto é amante do namorado da melhor amiga. No meio deste fogo cruzado, Mr. Chu questiona a própria vida e encontra seu equilíbrio na cozinha, celebrada novamente por Ang Lee.


10 - O PODER DA NOTÍCIA - a trajetória do Walter Winchell (Stanley Tucci), um colunista que conseguiu atrair a audiência do público ao relatar os "podres" de pessoas famosas. Dono de um estilo não muito ortodoxo, Winchell denunciou ricos e poderosos e, se era admirado por uns, existiam aqueles que o abominavam. Um interessante filme sobre os bastidores da imprensa, feito originalmente para a TV e dirigido por Paul Mazursky (Luar sobre parador).


Janaina Pereira

Comentários
"1984" eu sempre quis ver e ler o livro, mas não consegui ainda! rsrs

O único dessa lista que eu vi foi "Jogos de espiões", pq será hein?? Brad Pitt, claro! haha Mas eu achei confuso...Ou será que só prestei atenção no ator?? rs

Hum...achei bem interessante o "dossiê pelicano", "o poder da notícia" e "comer, beber, viver"!
Vou tentar ver! (mais títulos para lista!)

Bjos
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?