<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, julho 10, 2007

Uma maravilha na Cidade Maravilhosa


Tanto que falaram, tanto que perturbaram, e agora vão ter que engolir mais essa: o Cristo Redentor é uma das sete novas maravilhas do mundo. Mais do que ter ficado feliz com a notícia, foi bom estar lá para receber a notícia. Tudo isso para eu poder ter mais orgulho – se é que isso é possível – de ser carioca, de ter nascido na cidade mais linda do mundo, de poder cantar Garota de Ipanema porque sei como é ser uma garota... de Ipanema. Não adianta, todo mundo vai ter que me aturar agora!!!!

Eu não achava que o Cristo ia ganhar. Eu votei nele, claro, mas sinceramente não achava que fôssemos vencer. E melhor do que ser uma das sete novas maravilhas do mundo, é não ter a Estátua da Liberdade entre as maravilhas – vamos combinar, ninguém merece aquela Estátua. A Torre Eiffel eu até respeito, mas a Estátua da Liberdade... não dá.

Para quem não sabe, as sete maravilhas do mundo antigo são uma famosa lista de majestosas obras artísticas e arquitetônicas erguidas durante a Antiguidade Clássica. Das sete maravilhas, a única que resiste até hoje quase intactas são as Pirâmides de Gizé, no Egito, construídas há cinco mil anos. As outras maravilhas são Jardins Suspensos da Babilônia, Estátua de Zeus em Olímpia, Templo de Ártemis em Éfeso, Mausoléu de Halicarnasso, Colosso de Rodes e Farol de Alexandria.

As Novas Sete Maravilhas do Mundo foram escolhidas em concurso informal e popular promovido pela NewOpenWorld Foundation, com o lançamento da campanha New7wonders, que contou com mais de cem milhões de votos através de telefones celulares e da internet, enviados de todas as partes do mundo e anunciados em 7 de julho de 2007, numa cerimônia em Lisboa, Portugal. O Cristo Redentor, que estava entre as dez mais votadas a uma semana do encerramento da votação, teve uma surpreendente arrancada no final, e chegou em terceiro lugar. As outras maravilhas do mundo moderno são as Muralhas da China, Petra na Jordânia, Machu Pichu no Peru, Chichen Itza no México, o Coliseu de Roma e o Taj Mahal da Índia. Das concorrentes que ficaram de fora, sinto apenas pelo Parthenon, da Grécia – porque eu tenho uma queda pelos deuses gregos e ainda acho a mais importante civilização arquitetônica.

Inaugurado em 1931, o Cristo Redentor é, e, ao lado do Pão de Açúcar, o cartão postal do Rio de Janeiro. Em 2006 foi transformado em santuário católico e ainda este ano casamentos e batizados poderão ocorrer aos pés da estátua, de 38 metros de altura.

Infelizmente, muitos brasileiros torciam contra a eleição do Cristo – talvez porque em suas cidades não exista nada que represente dignamente a população. Mas, mesmo com a torcida contra, os cariocas e turistas que enxergam o Rio além do que a mídia paulistana adora exacerbar, fizeram do Cristo uma das novas maravilhas do mundo.

É por isso que eu digo sempre: ainda que existam pessoas tentando destruir a cidade mais bonita do mundo (muitas nunca nem pisaram na Cidade Maravilhosa e ficam falando mal), o Rio sobrevive a tudo. Porque o Rio de Janeiro continua lindo e continua sendo.


Janaina Pereira

Comentários
Hum...
Desculpa, mas pra mim a Estátua da Liberdade e o Cristo Redentor são parecidissimos...até na cor!

huauhauha

Beijos
 
Justamente o mesmo pensamento meu. Achei injustiça a Acrópole ter ficado de fora desta. Puta sacanagem..
 
Já que você votou no Cristo, reserve um tempinho e vote lá no meu blog também... rs...
É que amanhã - 13 de julho - é o Dia Mundial do Rock e por isso montei uma enquete lá no DoxaBrasil:
http://doxabrasil.blogspot.com
Grande beijo!
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?