<$BlogRSDUrl$>

sábado, junho 16, 2007

Na cozinha


Sempre gostei de comer bem. E muito. Dizem por aí que sou magra de ruim. Que bom, porque comer é uma das melhores coisas da vida.

Detesto cozinhar, meu repertório é limitado, mas eu me viro bem. O macarrão com molho de tomate e manjericão e os risotos nunca fizeram feio. A última especialidade é o caldo verde – sopa portuguesa tradicionalíssima no Rio, que eu adoro fazer e comer. Mas eu gosto mesmo é da comida da minha mãe. Ninguém az uma feijoada melhor que a dela.

Quando eu vou ao Rio, os pratos são básicos, pois minha mãe não é de fazer comidas requintadas. É arroz com feijão mesmo – e eu adoro. Mamãe já sabe o que tem que ter em casa quando eu chego: feijão preto, jabá com jerimum (amo! Carne seca com abóbora!!!), omelete de salsicha e torta de frango. São esses pratos simples que me recebem em casa; comidinha caseira da melhor qualidade.

Com o tempo descobri o requinte que a cozinha pode ter. Descobri as delícias do risoto de funghi, a panqueca de siri, o strogonoff de camarão, a moqueca de peixe, o escondidinho de carne seca, o baião de dois, a paella, o acarajé, e todas as comidas boas, típicas, simples ou não.

Esse texto me deu fome. Então coloca mais água no feijão que eu estou voltando.



Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?