<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, junho 06, 2007

Idéias e ideais


Eu não vou mudar o mundo, eu sei. Mas eu não vou me contentar em ter a comididade dos fracos. Não vejo mal algum em querer estabilidade financeira, ter bens materiais. Mas não é isso que vamos levar desse mundo. Nem o que vamos deixar aqui.

Palavras e idéias podem mudar o mundo. Quando eu morrer, meus textos vão ficar, porque minhas palavras são eternas. O carro, a casa e todo o meu guarda-roupa fashion vão ficar também, mas eles não serão utéis para muitos.

Eu sei que as pessoas pensam em construir famílias, ter uma casa própria, um carro. Dinheiro é o que todos querem. Quase todos. Eu deixei de lado uma profissão que me proporcionava um bom salário e um futuro confortável porque meu ideal é mais forte que tudo. Porque minhas palavras serão eternas, seja numa redação de revista ou neste blog.

Eu optei por não me prender a ninguém porque o mundo é um lugar a ser conquistado. Eu não quero saber se terei dinheiro daqui a dez anos, porque um dia eu tive dinheiro e ele só servia para pagar minhas contas. Eu não sou dona de ninguém a não ser de mim mesma, de minhas palavras e de minhas idéias.

Sim, eu sou uma idealista. O mundo já está cheio de gente vazia e por isso é preciso que pessoas como eu existam. Eu estou valendo cada vez mais porque eu faço a diferença. Eu tenho consciência que os grandes pensadores e artistas morreram pobres e sem reconhecimento. Marx e Van Gogh que o digam. Mas suas obras são eternas.

A gente precisa plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Eu sempre achei que o mais fácil era escrever o livro. Quem acompanha este blog sabe quanta coisa eu já passei e como minha vida mudou de rumo. Mas todos os caminhos sempre chegam ao mesmo lugar: meus ideais.

Eu não vou mudar o mundo. Mas eu já mudei você, que quando lê este blog, reflete sobre sua própria vida. É por isso que escrevo. E é por isso que nunca vou aceitar o fácil caminho da suposta estabilidade financeira como desculpa para não se posicionar nesta vida.

Eu, realmente, não me achou. Eu sou. Como já me disseram muitas vezes, eu sou foda e por isso sempre me ferro. Mas eu não vou desistir. Eu não sai do Rio de Janeiro para ser mais uma em São Paulo. Eu nunca fui mais uma em nenhum lugar que passei. Eu nunca fui mais uma para ningém que entrou na minha vida.

Existem pessoas que precisam fazer e falar coisas para aparecer e se destacar no meio da multidão. Agradeço a Deus todos os dias por ter nascido com luz própria e por isso meu brilho ofusca os medíocres e deixa os omissos e acomodados sem chão.

Como dizia Cora Coralina, eu sou a mulher que retirou as pedras do caminho e plantou flores. Ou, como diz meu amigo e filósofo Odair Soares Ferreira, na corrida dos filósofos o melhor é aquele que chega por último, pois foi ele quem pensou mais.

Eu sou a última, sempre. Por isso sou bem melhor que a maioria dos mortais.


Janaina Pereira

Comentários
Sabe que eu sempre tenho a impressão de ser a última também, em tudo? Mas nunca vi por esse ângulo... :)
Beijos, Jana!
 
eu sou e fui o último desde sempre, começando daqui.. nasci por último, sou o filho caçula da casa. =p
sou o último a chegar na faculdade e no trabalho. tá, é porque eu estou andando devargazinho, com calma, com a muleta e coisa e tal, mas ando refletindo sobre a vida à toda hora. fico olhando os idiotas pela rua a mil por hora, correndo, esbarrando em qualquer um, nem param para reparar no céu, na lua, nas poucas estrelas que a poluição paulistana nos permite enxergar.. mas que mesmo assim estão lá!

eu acho que falta vergonha na cara de parar, pausar e repousar para refletir.

é por isso que eu sempre digo e repito: thanks god eu tenho o sítio do Ary para viver aos finais de semana. :D
 
Sabe Janaina, li seu post e me identifiquei com ele, justamente por achar isso que todas as pessoas seriam mais felizes se fizessem o que gostam e pq gostam. A propósito vc não pensa em escrever um livro?
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?