<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, junho 01, 2007

A banda do Sargento Pimenta


(para ler ouvindo "Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band ", dos Beatles)


Tem gente que ama Beatles, mas tem gente que ainda prefere os Rolling Stones. Gosto dos dois, mas cresci ouvindo o quarteto de Liverpool. Para mim, isso faz muita diferença. Eu conheço as letras, sei que música está em cada álbum e acho que Beatles é, foi e sempre será a melhor banda do mundo.

O mais clássico disco de John, Paul, George e Ringo completa hoje 40 anos de lançamento. Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band revolucionou já a partir de sua ousada capa, uma colagem de personalidades posando ao lado dos Beatles. A música-título, um rock autêntico, é fantástica. O disco marcou a guinada na carreira dos Beatles iniciada com o antecessor "Revolver" - para mim, o terceiro melhor disco deles, já que o segundo é "Abbey Road", o apoteótico adeus do grupo.

Poucos discos se tornaram tão fundamentais para a história da música quanto Sgt. Pepper's. Eleito em 2003 pela revista norte-americana Rolling Stone o melhor álbum de todos os tempos, são várias as razões que o tornaram tão emblemático.

Gravado em aproximadamente 700 horas em oito canais, com dois consoles de quatro canais (uma novidade para a época) e vencedor de 4 Grammys em 1967, entre eles o de melhor álbum do ano, o disco mistura orquestrações, sons de animais (como em "Good Morning, Good Morning", onde se escuta o cacarejar de um galo) e gravações tocadas ao contrário com rock, jazz e uma canção de forte influência oriental, "Within You Without You", a única faixa não composta pela dupla John Lennon e Paul McCartney, mas, sim, por George Harrison, que foi baseada na sonoridade do músico indiano Ravi Shankar.

O nome do álbum surgiu a partir de vários extensos que batizaram bandas psicodélicas ao redor do mundo. De acordo com Paul McCartney, ele foi concebido inicialmente com o propósito de soar como se todas as canções, emendadas umas nas outras, estivessem sendo tocadas pela Banda do Clube de Corações Solitários do Sargento Pimenta (Sgt. Pepper's Lonely Heart Club Band). Esse conceito, no entanto, foi abandonado logo após a gravação da segunda faixa, a extraordinária "With a Little Help From My Friends", que, curiosamente, começa com o vocal do baterista Ringo Starr, nomeado Billy Shears.

Na época em que o disco foi lançado, ele também foi motivo de discórdia em função da relação estabelecida entre a droga LSD e a primeira letra das palavras que dão nome à canção "Lucy In The Sky With Diamonds". Apesar de John Lennon alegar que a música havia sido inspirada num desenho de seu filho de quatro anos, ela foi proibida pela rádio BBC. Justamente a emissora que, com sua Radio 2, acompanha agora a regravação do disco por uma série de bandas conhecidas internacionalmente como Oasis, Killers, Travis e Kaiser Chiefs.

A BBC Radio 2 elegeu, no ano passado, a capa de Sgt. Pepper's a melhor a alcançar o número um das listas de sucessos. Com projeto visual de Peter Blake e fotos de Michael Cooper, ela mostra os Beatles vestidos com coloridas e psicodélicas fardas de sargentos, como se estivessem num funeral, onde se vê uma guitarra formada por flores e plantas. Eles estão em frente a uma colagem da imagem de pessoas famosas como Oscar Wilde, Marlon Brando, Sigmund Freud, Carl Jung, Marilyn Monroe, Bob Dylan, Aleister Crowley, Albert Einstein, Lewis Carrol, O Gordo e o Magro, Edgard Allan Poe e Marlene Dietrich, entre outras. Houve a intenção de incluir Jesus Cristo, o que não aconteceu em função de Lennon ter declarado, anos antes, que os Beatles eram mais populares do que Cristo.

Paul McCartney também revelou em algumas de suas entrevistas que esse álbum é fruto de sua rivalidade com Brian Wilson, o líder da famosa banda de surf music dos anos 60, Beach Boys. Afinal, após escutar o disco Pet Sounds, ele achou que deveria, junto com os companheiros de banda, ir ainda mais longe nas experimentações e ousadias que haviam realizado em Revolver, de 1966. Esse desejo, misturado com seu interesse por música clássica, e o de George Harrison e John Lennon pela cultura indiana, e aliado ao trabalho elaborado e minucioso do produtor George Martin, resultaram nesse trabalho que sempre influenciou milhares de novos artistas ao redor do mundo.

As influências geradas por Sgt. Pepper's foram rapidamente percebidas. Já em 1968, o guitarrista Frank Zappa adotou uma paródia da capa do disco dos Beatles para a do seu álbum We're Only In It For The Money. Por sua vez, em 1978, o diretor Robert Sigwood realizou um filme com o mesmo nome do álbum e que foi estrelado por Bee Gees e Peter Frampton, mas recebeu muitas críticas negativas e foi mal de bilheteria.

No Brasil, o movimento tropicalista surgiu nesta época, devidamente influenciado pelos Beatles de Sgt. Pepper´s, como pode-se perceber na canção "Domingo no Parque", de Gilberto Gil, como os Mutantes fantasiados e inspirados no quarteto inglês.

É importante lembrar que John, Paul, George e Ringo assumiram os cabelos compridos neste disco, e naquele ano de 1967, homem de cabelo comprido era um escândalo.

E depois os mal-amados ainda dizem que os Beatles não fizeram nada pela música. Fala sério.


Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?