<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, maio 18, 2007

Oh capitão, meu capitão


A frase do título vem de um poema, que eu adoro, recitado no filme "Sociedade dos Poetas Mortos". Um capitão pode mudar o rumo da nossa vida para sempre. Este capitão, o líder que marca nossos caminhos, é aquele que ensina, que é admirado, que mostra a luz na escuridão. Capitão, líder, mestre: todos nós precisamos de um. E alguns de nós poderá ser, um dia, o capitão, o líder ou o mestre de alguém.

"Liderança é uma escolha que se faz, não um lugar em que se senta". Esta frase de John C. Maxwell define bem o que os líderes deveriam pensar – e como deveriam se comportar. Ser líder não é fácil, e muitos escolhidos para um cargo de liderança nunca quiseram estar lá. E tantos outros que estão, não sabem o que fazer.

O bom líder é aquele que, antes de mandar, sabe obedecer. Ele ouve, mas se impõe. Ele não grita, ele age. Ele não pede, ele faz para mostrar aos outros como se fazer. O bom líder sabe o caminho das pedras e passa por elas. É alguém que transmite confiança, exige, mas estimula. O bom líder direciona com argumentos. E, definitivamente, liderança não se aprende na escola.

Ser líder é uma das tarefas mas árduas que a vida pode nos fazer passar. Nem sempre é fácil ganhar a confiança dos outros, até porque o líder nem sempre é visto com bons olhos. Ele é o ditador, tirano,

O verdadeiro líder também impõe as regras e faz com que elas sejam cumpridas. Ele assume erros para si, mas não culpa os outros. Ele cobra porque alguém precisa cobrar.

Bons líderes são carismáticos e conquistam legiões de fãs. Eles sempre serão vencedores sem precisar pisar na equipe. O mundo precisa de bons líderes. Pena que a idéia de liderança esteja distorcida e só os arrogantes estejam no comando.


Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?